[ALUNO 02] Lição 10 - Doação de Órgãos



[ALUNO 02] Lição 10 - Doação de Órgãos


A Paz do Senhor! Tudo bem?

O tema da lição dos juvenis da escola bíblica dominical dessa semana é a doação de órgãos. 

Você sabe quais órgãos podem ser transplantados ou conhece alguém que já passou por um transplante? 

Existem pessoas que, mesmo sabendo dos benefícios, são contrários a realização desse procedimento? E o que a bíblia diz acerca desse assunto? Vamos descobrir!

Tópico 1: O que é isso afinal?

É possível que alguns dos alunos conheçam pessoas que já tenham passado por um processo de transplante, outros não. Para que a aula inicie de uma forma enriquecedora, comece estimulando os alunos a responder as seguintes perguntas:
  • Do que consiste a doação de órgãos?
  • Você conhece alguém que já doou ou recebeu um órgão?
  • Você gostaria de ser um doador no futuro?
  • Quais são os tipos de doação/transplante que você já ouviu falar?
Acredito que alguns deles tenham testemunhos incríveis que podem edificar a fé de todos na classe. 

Mas, afinal, do que consiste a doação de órgãos?

A doação de órgãos consiste na remoção de órgãos e tecidos de uma pessoa que faleceu, ou até mesmo de uma pessoa viva (doador voluntário) dependendo do órgão, com o objetivo de transplantá-lo em uma pessoa viva, a fim de que esta pessoa tenha uma maior qualidade e expectativa de vida.

Atualmente, os órgãos que podem ser transplantados são:
  • pulmão; 
  • pâncreas; 
  • vasos sanguíneos; 
  • intestino;
  • ossículos do ouvido; 
  • pele;
  • coração; 
  • válvulas cardíacas;
  • córneas;
  • medula óssea;
  • fígado;
  • rins;
  • tendões; 
  • meninge.
No caso de alguns dos órgãos acima (medula óssea, rim, pulmão, fígado e pâncreas), é possível que se faça o transplante de um doador vivo. Além disso, não podemos nos esquecer do sangue, que embora seja considerado um tecido conjuntivo líquido, também é objeto de doação e tem ajudado a salvar diversas vidas.

Leia e medite com os alunos os versículos abaixo:

1 Jo 3.16: "Conhecemos o amor nisto: que Ele deu a vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos nossos irmãos."

Jo 15.13: "Ninguém tem maior amor do que este: de dar a vida pelos seus amigos."

Antes de encerrarmos este tópico, pergunte aos alunos: "Existe alguma restrição em fazer um transplante ou doação?"

Não há nenhum problema ético ou restrição quando se fala de doação de órgãos. Muito pelo contrário, doar é uma das maiores demonstrações de amor que uma pessoa pode fazer. 


Tópico 2: E a doação após a morte?

De acordo com o decreto 9175 de 2017, a retirada de órgãos para transplante pode ser autorizada com o consentimento da família. 

Acontecia que, em muitas ocasiões, a pessoa não declarava se autorizava que seus órgãos fossem retirados para doação quando viesse a falecer ("doação presumida"). Agora, com este decreto (que substitui o decreto 2268/97), a família decide se a doação será feita ou não. 

A ideia, com este novo decreto, é agilizar e modernizar o Sistema Nacional de Transplantes para que uma quantidade cada vez maior de pessoas possam ser atendidas.

Mesmo que os transplantes possam salvar a vida de muitas pessoas, ainda existem aquelas que são contrárias a este procedimento.

Tópico 3:  Mas por que ser contra?

Pergunte aos alunos: "Uma vez que o objetivo é salvar vidas, por que alguém seria contra a doação de órgãos para a realização de transplante?"

Leia com os alunos o versículo abaixo:

At 20.35: "Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é necessário auxiliar os enfermos e recordar as palavras do Senhor Jesus, que disse: Mais bem-aventurada coisa é dar do que receber."

Mesmo com todos os benefícios da realização do transplante de órgãos e sabendo que muitas pessoas estão na fila esperando um doador, existem algumas pessoas que ainda mantem uma opinião contrária ao procedimento. Os argumentos que norteiam essas pessoas são:

Comercialização de órgãos humanos: Infelizmente sabemos que existem pessoas totalmente sem escrúpulos que conseguem visualizar na doação e no transplante uma fonte de lucro.

Discriminação: Alguns pensam que existe a possibilidade de haver demandas diferenciadas para ricos e pobres, o que seria terrível do ponto de vista moral e ético, uma vez que sabemos que todas as vidas possuem o mesmo valor.

Milagre e Ressurreição: Há ainda aqueles que, fundamentados na bíblia, defendem que Deus pode realizar o milagre (ressuscitando a pessoa) e, em função disso, não poderia haver a doação. Acreditam que o órgão doado irá fazer falta no momento da ressurreição. 

Mas... o que a bíblia fala a respeito de tudo isso? Como devemos nos posicionar a respeito da doação de órgãos?

Tópico 4: Como devemos agir? 

Leia com os alunos o versículo abaixo:

Fp 3.20,21: "Mas a nossa cidade está nos céus,donde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas."

Não devemos nos preocupar com o nosso corpo, pois como o próprio apóstolo Paulo diz, nosso corpo será transformado. Então não há o risco de, ao se doar algum órgão, este fazer falta no momento da ressurreição. Para enfatizar essa ideia, leia também os versículos a seguir:

1 Co 15.50,53,54: "E, agora, digo isto, irmãos: que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem a corrupção herda a incorrupção [...] Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória."

Cristo transformará este nosso corpo mortal em um corpo glorioso, perfeito e incorruptível. Logo, cabe a nós, enquanto este evento maravilhoso não acontece, demonstrar o nosso amor para com aqueles que necessitam de doação e que estão sofrendo nas várias listas de espera por todo o país. 


Como foi falado na última aula, uma vida possui valor imensurável. Então, se nos conscientizarmos de que, ao doar, estamos ajudando a prolongar a vida de uma ou mais pessoas, indiretamente estamos fazendo a maior demonstração de amor possível para com o nosso próximo. 
Jo 13.34,35: "Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros; como eu vos amei a vós, que também vós uns aos outros vos ameis. Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros."

Conclusão 

O ato de doar ajuda a salvar inúmeras vidas diariamente. Se você conhece alguém que teve a vida prolongada graças a um transplante, vai perceber o quanto vale a pena ajudar o nosso próximo. Vimos que a bíblia não faz nenhuma objeção a doação de órgãos. Muito pelo contrário, ela mostra que esta é a incrível demonstração de amor para com aqueles que necessitam.

***
Espero que este subsídio possa contribuir para que a sua aula seja mais dinâmica e participativa. Se você conhecer alguém que possa ser ajudado por este conteúdo, não deixa de compartilhar, ok?

Eu fico por aqui, até a próxima semana!

A Paz do Senhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[EBD Jovens 4° Trim. 2024 – Lição 1: Leitura Semanal] Andando no caminho dos justos

[Para Meditar] Orando Sempre