[ALUNO 02] Lição 08 - A Ameaça do Terrorismo
[ALUNO 02] Lição 08 - A Ameaça do Terrorismo
A Paz do Senhor! Tudo bem?
A lição dos juvenis da escola dominical dessa semana vai tratar sobre a ameaça terrorista. Você sabe falar quais foram os primeiros grupos a utilizar essa estratégia para alcançar seus objetivos? O terrorismo em si é consequência de um problemas apenas social ou religioso? E nós, cristãos, como devemos agir diante de tal ameaça?
Vamos lá?
Tópico 1: Uma "Guerra Santa"
Para introduzir o conceito de Terrorismo aos alunos, inicie fazendo as seguintes perguntas: - O que é terrorismo?
- Embora infelizmente existam vários episódios de ataques terroristas na atualidade, vocês sabem dizer quando eles começaram a acontecer?
E, para aqueles que pensam que o terrorismo é algo recente, sabe-se que tal prática já acontecia na Grécia Antiga, também sendo utilizada pelos Imperadores romanos, pelos membros da Santa Inquisição, pela seita Ku Klux Klan e até por milícias nazistas.
Atualmente, com o desenvolvimento de novas tecnologias bélicas e de comunicação, as atividades terroristas têm alcançado uma escala sem precedentes, tanto em termos de poder de destruição quanto em termos de repercussão pela mídia em geral.
Atualmente, todas as atividades terroristas são reflexos da jihad, também conhecida como "guerra santa", que é uma das bases da religião islâmica que tem como objetivo impor a doutrina islâmica através da violência. Em alguns casos, utiliza-se do terrorismo como forma de retaliação a ataque sofridos por países inimigos.
Sabendo disso, pergunte aos alunos: Qual deve ser a nossa postura diante de tais atos de violência? Devemos pagar a violência recebida com ainda mais violência?
Após as respostas dos alunos, leia com eles os versículos abaixo:
Mt 24.12: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará"
Lc 6.27, 28: "Mas a vós, que ouvis, digo: Amai a vossos inimigos, fazei bem aos que vos aborrecem, bendizei os que vos maldizem e orai pelos que vos caluniam."
Zc 4.6b: "Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos."
1 Ts 5.15: "Vede que ninguém dê a outrem mal por mal, mas segui, sempre, o bem, tanto uns para com os outros como para com todos."
Como cristãos, devemos seguir o exemplo de Cristo e sempre demonstrar a justiça divina através de atos de amor. Deus não nos obriga a servi-lo, pelo contrário, nos convence a segui-lo através do conhecimento do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.7-11). E nós temos a liberdade de encolher entre o caminho largo e estreito (Mt 7.13,14). Oremos continuamente para que possamos ser exemplos de Cristo para fazer a diferença em tempos de tanta perseguição como os atuais.
Tópico 2: O "Terror" se espalha
Questione os alunos:- Vocês se lembram de algum ataque terrorista ocorrido recentemente?
- O que leva um grupo de pessoas a planejar tragédias tão devastadoras, muitas vezes tirando a própria vida e a vida de muitas outras pessoas?
Abaixo seguem algumas informações sobre os maiores ataques terroristas ocorridos na história:
- Atentados de 11 de setembro: Um grupo de 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões que atingiram as duas torres gêmeas em Nova York e o Pentágono. O último avião caiu em um campo aberto na Pensilvânia (acredita-se que o alvo era o Capitólio ou a Casa Branca). Somando-se todos os eventos, o resultado da tragédia é de 2993 mortos e 8900 feridos.
- Ataques em Maiduguri (Nigéria): De 28 a 30 de julho de 2009, o grupo terrorista Boko Haram, em resposta à ofensiva militar do exército nigeriano, atacou igrejas e estações policiais por três dias, deixando 780 mortos e um número indefinido de feridos.
- Ataques em Doro Gowon (Nigéria): Em 3 e 4 de janeiro de 2015 o grupo Boko Haram atacou as cidade de Baga e Doro Gowon, no norte da Nigéria, deixando 700 mortos e mais de 1000 feridos.
Lc 21.9,10: "Não tenham medo quando ouvirem falar de guerras e revoluções. Pois é preciso que essas coisas aconteçam primeiro. Mas isso não quer dizer que o fim esteja perto."
Lc 21.28: "Quando essas coisas começarem a acontecer, fiquem firmes e de cabeça erguida, pois logo vocês serão salvos"
Mt 24.12: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará."
Jo 10.10: "O ladrão não vem senão a roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância."
Em resumo: A falta de amor a Deus e ao próximo e, consequentemente, o distanciamento das pessoas em relação a Deus gera implicações trágicas, matando pessoas, destruindo famílias, e prejudicando o futuro de muitas gerações. Afinal, o inimigo veio para matar, roubar e destruir. Mas devemos ter em mente que todos esses sinais já haviam sido anunciados por Cristo. Agora, caba a nós orarmos e vigiarmos para que, no exato momento em que Ele voltar, não tenhamos do que nos esconder e, enfim podermos dizer "Ora vem, Senhor Jesus".
Tópico 3: E agora, como viveremos?
Existem muitas pessoas que, em meio a tantas notícias ruins pensam: "Se tudo está indo de mal a pior, será que as coisas não irão melhorar nunca?".Sabemos que Cristo havia dito que, antes de Ele vir, alguns sinais aconteceriam. Tudo que está acontecendo atualmente nada mais é do que o cumprimento daquilo que Ele disse.
Leia com os alunos os versículos abaixo:
Jo 14.1-3: "Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito, pois vou preparar-vos lugar. E, se eu for e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que, onde eu estiver, estejais vós também."
Fp 3.20,21: "Mas a nossa cidade está nos céus, donde esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas"
Não devemos nos preocupar, pois sabemos que Ele voltará e nos levará para um lugar para estarmos bem próximos a Ele. Mesmo com todas as tribulações que estão acontecendo (e ainda acontecerão), devemos manter a nossa confiança em Deus e aguardar pacientemente pela sua vinda.
Pergunte aos alunos: "Depois de vermos todos os males que os terroristas são capazes de fazer, podemos afirmar que o terrorismo é um problema apenas social?"
Após ouvir os argumentos dos alunos, leia com eles os versículos abaixo:
Gn 8.21b: "...porque a imaginação do homem é má desde a sua meninice..."
Além de social, todos os males do terrorismo também é de consequência espiritual. Uma vez que Deus é amor e, uma vez que estamos em Cristo, passamos a viver todos os ensinamentos dados por Ele (além dos frutos do Espírito), o contrário também é verdadeiro. Quanto mais nos afastamos de Cristo, passamos a demonstrar muitas ações que são contrárias àquelas ensinadas por Jesus. Consequentemente, o lado 'mal' da imaginação do homem começa a agir, e o resultado é tudo aquilo que temos lido nas manchetes da atualidade.
Mt 28.19: "Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo"
Devemos orar sem cessar e continuar fazendo a diferença, levando a palavra àqueles que são sedentos por ela, aguardando confiantes que a nossa redenção já está "às portas".
Conclusão
O terrorismo é uma estratégia que muitos grupos extremistas usam para impor as suas ideologias, porém nós ,sendo cristãos não devemos revidar tais ameaças com a mesma medida. Assim como Paulo escreve aos tessalonicenses, devemos pagar o mal com o bem, levando a palavra e convencendo não por força ou violência, mas pelo Espírito. Mesmo que a ameaça terrorista venha aumentando nos últimos tempos, devemos ter consciência de que esse são os sinais de que o nosso Salvador está próximo e que, em breve, estaremos nos encontrando face a face com ele. Maranata!!!
***
E então, o que você achou? Espero que você tenha gostado desse artigo...ah, e não se esqueça caso você conheça alguém que precise de um subsídio para EBD, não deixe de compartilhar, ok?
Até a próxima,
A Paz do Senhor!!!!
Comentários
Postar um comentário