[ALUNO 02] Lição 06 - Eutanásia

[ALUNO 02] Lição 06 - Eutanásia


[ALUNO 02] Lição 06 - Eutanásia


A Paz do Senhor! Tudo Bem?
Na lição dessa semana da Escola dominical vamos falar sobre a eutanásia. Vamos estudar o que este termo significa e refletir sobre o que a bíblia fala sobre tal prática. Boa leitura!

Tópico 1: O que é Eutanásia?

A Eutanásia (do Original grego "Boa morte" - "euthánatos") possui as seguintes definições:

  • Morte sem dor ou sofrimento; Teoria que defende o direito a uma morte sem dor nem sofrimento a doentes incuráveis. (Dicionário Priberam)
  • Ação de provocar a morte (indolor) a um paciente atingido por uma doença sem cura que causa sofrimento e/ou dor insuportáveis. (Dicio)
  • Aquela planejada e negociada entre o doente e o profissional ou parente (Eutanásia ativa); aquela em que a morte do paciente ocorre pela interrupção de cuidados médicos, ou pela cessação de todas as ações que tenham como finalidade prolongar a vida dele (Eutanásia Passiva). (Michaelis)

A principal ideia de se praticar a eutanásia é abreviar o sofrimento de um paciente ou interromper a vida de alguém (não necessariamente doente, que é chamado de suicídio assistido).

Antes que analisarmos o que a bíblia fala a respeito de tal atitude, questione os alunos: "Vocês acham que Deus é a favor ou contra a prática da eutanásia? Vocês conseguem citar algum versículo na bíblia que seja contra/a favor de tal atitude?"

Após ouvir os argumentos deles, leia os seguintes versículos;

Pv 16.1: "Ao homem pertencem os planos do coração. mas a resposta da língua é do Senhor."

Ex 20.13: "Não matarás."

1 Sm 2.6: "O Senhor é quem tira a vida e a dá; faz descer ao Seol e faz subir dali."

Agora pergunte novamente: "Baseado nos versículos que lemos, vocês acham sobre a prática da eutanásia?"

Em resumo: Quando se trata da nossa vida, Deus (e apenas Deus) é quem dá a ultima palavra. Ele nos deu a vida e somente ele pode tomá-la.


Tópico 2: Por que defendem a Eutanásia

Pergunte ao seus alunos: "Por que alguém aceitaria antecipar a morte de alguém que tanto ama?"

Após os comentarios dos alunos, leia com eles os versículos abaixo:

Rm 13.10: "O amor não faz mal ao próximo. De modo que o amor é o cumprimento da lei"

1 Co 13.4-7: "O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."

1 Co 13.13: "Agora, pois, permanecem a fé, a esperança, o amor, estes três; mas o maior destes é o amor."

Embora pareça controverso, o principal argumento daqueles que defendem a eutanásia é que, praticando-a, demonstram sua misericordia evitando que a pessoa doente sofra demais através da antecipação da morte (pelo desligamento dos aparelhos que mantém a pessoa viva, por exemplo).

Porém, esse argumento não é válido. Aquilo que aparenta ser uma atitude de amor na verdade é egoísta. Na prática, pratica-se a eutanásia para abreviar a dor dos familiares do paciente, e não do paciente propriamente dito. Quem ama, não decide contra a vida de alguém, principalmente a vida da pessoa amada, seja ela conjuge, parente ou amigo. 

Além disso, tal atitude evidencia a falta de fé em Deus. Uma vez que sabemos que o Senhor pode fazer coisas impossíveis aos nossos olhos, quando abreviamos a vida de alguém significa que deixamos de acreditar que Deus pode realizar o milagre na vida daquele que está doente. 

Para não nos esquecermos do poder do nosso Deus, devemos sempre meditar nos versículos abaixo:

Mt 17.20: "[...] pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível."

Mt 19.26: "Jesus, fixando neles o olhar, respondeu: Aos homens é isso impossível; mas a Deus tudo é possível."


Tópico 3: O Criador da vida 

Pergunte aos alunos: "É possível que Deus se alegre com a morte de alguém?"

Após as respostas dos alunos, leia com eles os versículos abaixo:

Jo 10.10: "O ladrão vem senão para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância"

Ez 18.32: "Porque não tenho prazer na morte de ninguém, diz o Senhor Deus; convertei-vos, pois, e vivei"

Se Deus é o criador da vida e quer que tenhamos vida em abundância, como seria possível que Ele pudesse ser a favor da eutanásia? A vida é uma bênção dada por Deus e não cabe a nós decidirmos se alguém vai viver ou morrer. Por isso, quem pratica a eutanásia esta fazendo algo abominável aos olhos de Deus.

Devemos orar e cuidar daqueles que estão enfermos, demonstrando todo nosso amor e cuidado através de ações que possam ajudá-lo a viver, confiando que Deus pode fazer o impossível. Afinal, Para Deus não existe impossível.


Conclusão

A eutanásia não pode ser praticada como uma forma de piedade em relação ao enfermo. Pelo contrário, devemos demonstrar todo nosso amor através das nossas orações e cuidados, crendo que o Deus do impossível pode fazer um milagre na vida daqueles que amamos.


***

Espero que este artigo possa ajudá-lo na preparação sua aula. Não deixe de compartilhar  e comentar se você tiver alguma sugestão ou crítica, ok?

Até a próxima semana,

A Paz do Senhor!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus