[ALUNO 03] Lição 11 - Redenção


[ALUNO 03] Lição 11 - Redenção

A Paz do Senhor! Tudo bem?

Você sabe o que significa o termo redenção? Pois é...se não fosse por ela, estaríamos perdidos.

Quais são os benefícios a nossa redenção nos traz e qual foi o preço pago por ela? 

É isso o que vamos aprender na lição dessa semana. Boa leitura!

Tópico 1: Redenção

Em um outro artigo que eu escrevi aqui algum tempo atrás (leia aqui), usei uma analogia que retrata perfeitamente a ideia da redenção: uma pessoa que está presa e condenada e que, de repente, recebe a sua liberdade porque alguém pagou pela sua liberdade.

Esse seria um ótimo roteiro para um livro de ficção. Mas, contrariando todas as possibilidades, foi exatamente isso que aconteceu.

Deus, vendo a humanidade sendo aprisionada pelo pecado, em vez de usar a sua justiça e nos condenar, escolheu usar da sua infinita graça e misericórdia  enviando seu único Filho, Jesus Cristo, para morrer e, assim, pagar pelos nossos pecados.

Pelo dicionário, a definição de redenção pode ser entendida como "conseguir a libertação ou a salvação de outrem ou de si". Então, o ato do sacrifício de Jesus na cruz do calvário foi uma ato de redenção. Em outras palavras, com o objetivo de nos libertar e salvar da condenação eterna.

Então você pode se perguntar: Era mesmo necessário que Cristo morresse para nos redimir?

Rm 3.23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"

Rm 8.1: "Portanto, agora nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito.
Porque a lei do Espírito de vida, em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte.
Porquanto o que era impossível à lei, visto como estava enferma pela carne, Deus, enviando o seu Filho em semelhança da carne do pecado, pelo pecado condenou o pecado na carne"


A resposta é simples: Sim! 



Tópico 2: O preço da redenção

1 Pe 1.18,19: "Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado"

Um ser humano comum não poderia pagar o preço pela própria redenção, muito menos pela redenção da humanidade. Também não poderia pagar através de bens materiais (como ouro ou prata, por exemplo) pois estes são materiais corruptíveis.

Uma vez que todos nasceram no pecado, graças ao pecado original, era necessário que houvesse um sacrifício perfeito. E somente Jesus atendia tais requisitos.  

1 Pe 2.22,24: "O qual não cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano.
[...] Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados."

Jesus Cristo nasceu e viveu sem nunca ter pecado e, por amor, entregou a sua vida para que, pelo sangue Dele, nós fossemos livres da condenação do pecado.

Muitas pessoas, infelizmente, vivem com o objetivo de adquirir riquezas e ajuntar fortunas. Tais pessoas acabam se esquecendo de que o bem mais valioso que poderíamos adquirir Jesus Cristo nos deu gratuitamente: a redenção.

Precisamos valorizar e sempre agradecer por tamanha demonstração de amor nas nossas orações.

Jo 3.16: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."

Tópico 3: Os tempos da redenção

A nossa redenção pode ser vista como um acontecimento contínuo.

Aí você se pergunta: Como assim?

Podemos entender a redenção sob os pontos de vista do passado, presente e futuro, cada qual com as suas características. Vamos ver?

Passado

Ap 5.9: "E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue nos compraste para Deus de toda a tribo, e língua, e povo, e nação"

Sob o ponto de vista do passado, podemos ver a redenção exatamente no momento em que Cristo é crucificado. Com isso, Ele pagou o preço pela nossa libertação, uma vez que estávamos aprisionados pelo pecado. A partir de então, nos tornamos justificados do pecado pela fé em Jesus.

Presente

Lc 23.22,23: "E disse a Jesus: Senhor, lembra-te de mim, quando entrares no teu reino.
E disse-lhe Jesus: Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."

Mesmo tendo vivido de forma má e pagando o preço pelos seus erros, o homem crucificado ao lado de Jesus, nos últimos instantes de sua vida, se arrependeu. Tal arrependimento não o livrou da morte física, porém, garantiu a ele o perdão e a redenção da sua alma na eternidade a ponto de saber pelo próprio Cristo que estaria com Ele no paraíso.

Jo 8.32: "E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará."

A redenção no tempo presente se dá quando nos arrependemos dos nossos pecados, assim como o homem descrito nos versículos de Lucas. Basta aceitarmos a Cristo como nosso salvador.

Futuro 

Rm 8.23: "E não só ela, mas nós mesmos, que temos as primícias do Espírito, também gememos em nós mesmos, esperando a adoção, a saber, a redenção do nosso corpo."

A redenção se dará no tempo futuro quando, num abrir e fechar de olhos, o nosso corpo for glorificado no momento do arrebatamento.

Acredito que esta seja a maior esperança de todo cristão. O apóstolo Paulo nos dá uma breve descrição de como acontecerá:

1 Co 15.51-54: "Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.
E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória."

Você consegue imaginar a cena?

Tópico 4: A bênção da redenção

Uma vez redimidos, Deus nos dá uma série de bênçãos que, antes, não possuíamos.

Fez-nos agradáveis

Ef 1.6: "Para louvor da glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado"

Antes da redenção, vivíamos no mundo e fazendo aquilo que agradava o mundo. Tal atitude não agradava a Deus, pois sabemos que a amizade com as coisas do mundo é, ao mesmo tempo, inimizade com as coisas de Deus.

Agora, uma vez longe do mundo e redimidos pelo amor e sacrifício de Cristo, Deus nos fez agradáveis, pois vê na nossa vida o sangue de Jesus que nos purifica de todo o pecado (1 Jo 1.7).

Perdão dos pecados

Ef 1.7: "Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça"

Como estudamos na lição da aula passada, para que haja o perdão dos pecados é necessário que exista o arrependimento. Se nós nos arrependemos de todo coração, Deus, pela sua infinita graça (tema da lição 08) nos redime dos nossos pecados e nos perdoa. 

Nesse sentido, cabe enfatizar que tal ação da parte de Deus não acontece porque nós fossemos dignos, mas porque a graça e a misericórdia do Senhor não tem fim. Se não fosse o sacrifício de Jesus e a Graça de Deus para nos perdoar, não haveria nada que pudéssemos fazer para sermos perdoados (Jo 15.5).

O selo do Espírito Santo

Ef 1.13: "Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa"

Quando somos redimidos por Deus, nós recebemos o batismo no Espírito Santo.

E então você imagina: "Mas se eu nunca felei em línguas estranhas..."

O batismo no Espírito Santo é quando, no momento da conversão, nós passamos a ser Templo e morada do Espírito Santo (1 Co 6.19). O que é diferente do batismo com o Espírito Santo, que é o momento no qual somos revestidos do poder de Deus e evidenciado pelas línguas estranhas.

Conclusão

A redenção dada por Deus, através do sacrifício de Jesus Cristo, é um ato infinito de amor. 

Se não fosse por isso, estaríamos destinados à condenação eterna por causa dos nossos pecados. Porém, uma vez redimidos, nos tornamos agradáveis a Deus, além de sermos perdoados e nos termos o Espírito Santo habitando em nós. 

E, como se não bastasse, ainda aguardamos ansiosamente a glorificação do nosso corpo no dia do arrebatamento da igreja. 

Para finalizar, a única pergunta que nos resta fazer é: "Quem nos separará do amor de Cristo?" (Rm 8.35)

***

Espero que você tenha gostado no artigo dessa semana e que ele possa ajudá-lo na preparação da sua aula. 

Eu fico por aqui, até a próxima semana.

Uma excelente aula pra você.

A Paz do Senhor!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus