[ALUNO 03] Lição 10 - Arrependimento

[Revista Juvenis ALUNO 03] Lição 10 - Arrependimento

[ALUNO 03] Lição 10 - Arrependimento


A Paz do Senhor! Tudo bem?

Você já sentiu aquele peso na consciência por ter feito (ou não ter feito) algo?

Sabia que na bíblia há vários exemplos de pessoas que, mesmo em circunstâncias adversas, se arrependeram e isso fez toda a diferença na história delas, enquanto alguns, infelizmente, pagaram um preço caro pela dureza de coração

Boa leitura!


Tópico 1: Arrependimento

Se arrependimento matasse...

Acredito que você, caro leitor, assim como eu, já tenha se arrependido de algo que tenha feito (ou deixado de fazer). 

De repente, dá aquela pontada dolorida no coração e alguma coisa te diz: você não poderia ter feito aquilo, e você sabe disso. Poucas coisas são mais terríveis do que o fato de saber que fez algo errado, e não ter como desfazer tudo aquilo.

Aí você se arrepende.

Em termos bíblicos, o "ato de lamentar ou ter pena por alguma coisa feita ou dita ou não feita ou não dita" (definição do termo arrepender, segundo o dicionário Priberam) possui um contexto especial. Especial porque ele é o ponto fundamental para que nós, pecadores, possamos voltar a ter uma vida de comunhão com Deus.

Mt 3.1,2: "E, naqueles dias, apareceu João Batista pregando no deserto da Judeia e dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus."

Se pararmos para analisar, o ato de arrepender-se foi um ponto fundamental para a mudança na vida de vários personagens da bíblia. Por exemplo:


O arrependimento da população de Nínive

Jn 1.2; 3.4-10: "Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença.
E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será subvertida.
E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza.
E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água;
Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos.
Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez." 

A população da cidade de Nínive havia feito o que era mal aos olhos de Deus, a ponto de Jonas ser enviado à cidade e profetizar a destruição dela caso eles não se arrependessem.

Sabiamente, as pessoas da cidade ouviram as palavras do profeta e se arrependeram incondicionalmente. Não só creram em Deus como também fizeram um jejum onde nem homens nem animais beberam água, com o objetivo de aplacar a ira do Senhor.

Neste caso, o arrependimento da população fez a diferença para que Deus perdoasse a cidade, e não a destruísse.


O arrependimento de Acabe

1 Rs 21.20,21,25-29: "E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor.
Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade, e arrancarei de Acabe a todo o homem, tanto o escravo como o livre em Israel;
[...]Porém ninguém fora como Acabe, que se vendera para fazer o que era mau aos olhos do Senhor; porque Jezabel, sua mulher, o incitava.
E fez grandes abominações, seguindo os ídolos, conforme a tudo o que fizeram os amorreus, os quais o Senhor lançou fora da sua possessão, de diante dos filhos de Israel.
Sucedeu, pois, que Acabe, ouvindo estas palavras, rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de saco, e jejuou; e jazia em saco, e andava mansamente.
Então veio a palavra do Senhor a Elias tisbita, dizendo:
Não viste que Acabe se humilha perante mim? Por isso, porquanto se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho o trarei sobre a sua casa."

Acabe foi um rei que fez o que era mal aos olhos do Senhor: desde a idolatria até a aversão aos profetas de Deus (vê-se pela forma com que falou com Elias no versículo 20). Ao ser confrontado por Elias, recebeu a profecia de que não penas ele mas toda a sua família seria morta.

Porém, mesmo tendo sido tão mal, Acabe rasgou as suas vestes em sinal de humilhação e arrependimento. E Deus, em sua infinita misericórdia, aplacou a sua ira contra Acabe de forma que todo o mal não acontecesse nos seus dias, mas nos dias de seu filho.

Se não fosse o arrependimento de Acabe, a ira de Deus abreviariam os seus dias drasticamente.


O arrependimento de Manassés

2 Cr 33.11-13: "Assim o Senhor trouxe sobre eles os capitães do exército do rei da Assíria, os quais prenderam a Manassés com ganchos e, amarrando-o com cadeias, o levaram para Babilônia.
E ele, angustiado, orou deveras ao Senhor seu Deus, e humilhou-se muito perante o Deus de seus pais;
E fez-lhe oração, e Deus se aplacou para com ele, e ouviu a sua súplica, e tornou a trazê-lo a Jerusalém, ao seu reino. Então conheceu Manassés que o Senhor era Deus."

Assim como Acabe, Manassés também fez tudo que era mal aos olhos de Deus. Tão mal que sacrificou os próprios filhos, fez uso de adivinhações, feitiçarias e colocou ídolos pagãos para serem cultuados nos átrios do Templo.

Ate que Manassés foi capturado e levado cativo pelos Assírios. Num momento de angustia dentro da prisão, o rei se arrependeu de suas ações e se humilhou em oração à Deus. Tal foi o arrependimento de Manassés, que Deus ouviu a sua súplica e permitiu que ele voltasse a Jerusalém. A partir de então, Manassés obteve uma segunda chance de fazer o que era bom ao olhos de Deus.

Se não fosse o arrependimento de Manassés,  Ele teria morrido cativo e sem a oportunidade de se redimir perante Deus.


Tópico 2: Significado de arrependimento

A parábola do filho pródigo é um exemplo perfeito. Com o comportamento do filho mais jovem, podemos entender algumas características do que é o processo de arrependimento. Vejamos: 


Reconhecimento da ofensa a Deus

Lc 15.18: "Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti"

Após o momento de euforia, não nos damos conta das nossas atitudes em relação a Deus. Porém, quando o aquele sentimento ruim aparece, a primeira coisa que precisamos fazer é, sem duvida alguma, reconhecer que aquilo que fizemos não era bom aos olhos do Senhor.

1 Jo 1.9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça."

Falar abertamente com Deus é sempre a melhor coisa a se fazer. Na verdade, isso é parte do processo de se aproximar Dele. Quanto mais honestos e abertos, melhor.


Tristeza pelo pecado

Lc 15.17: "E, tornando em si, disse: Quantos jornaleiros de meu pai têm abundância de pão, e eu aqui pereço de fome!"

O reconhecimento do pecado realizado sempre vem acompanhado pela tristeza de que não soubemos valorizar aquilo que tínhamos. No caso da parábola, o filho mais jovem vivia confortavelmente e nunca havia lhe faltado nada. O problema é que ele só percebeu isso quando estava em uma situação deplorável.

2 Co 7.10: "Porque a tristeza segundo Deus opera arrependimento para a salvação, da qual ninguém se arrepende; mas a tristeza do mundo opera a morte."

O problema é quando a tristeza tende a gerar sentimentos nocivos a pessoa. Em alguns casos, a tristeza (nesse caso, a do mundo), em vez de motivar a pessoa a se tornar melhor, leva ao remorso e aos sentimentos suicidas. Infelizmente, muitos jovens apelam para esta última alternativa e interrompem os planos de Deus em suas vidas.

Mudança de mentalidade

Lc 15.21: "E o filho lhe disse: Pai, pequei contra o céu e perante ti, e já não sou digno de ser chamado teu filho."

A mudança de comportamento ao reencontrar-se com o pai é muito evidente. Antes descuidado e arrogante, o jovem se torna humilde e consciente do seu comportamento, a ponto de não se considerar digno de ser chamado de filho.

Quando realmente nos arrependemos, passamos a ter aversão àquilo que fazíamos e nossa mentalidade passa a buscar a direção correta. O que antes nos agradava, agora passamos a odiar e evitar. 


Disposição para mudar de conduta e reparar o dano

Lc 15.19: "Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros."

A mudança de mentalidade era tal que em vez de pedir para ser aceito novamente, o jovem pediu que fosse apenas considerado como um dos empregados da casa de seu pai. Ele sabia que já havia recebido a sua parte da herança e estava disposto a trabalhar para merecer o seu sustento.

O arrependimento, além de causar uma mudança na mentalidade da pessoa, impulsiona ela a fazer ações que visam reparar o mal que causaram.


Tópico 3: Por que nos arrepender?

Jr 26.3: "Bem pode ser que ouçam e se convertam cada um do seu mau caminho, e eu me arrependa do mal que intento fazer-lhes por causa da maldade das suas ações."

O arrependimento é fundamental para que haja o perdão de Deus. Caso o pecador não se arrependa e continue a fazer aquilo que é mal aos olhos de Deus, as consequências podem ser terríveis.

Na bíblia vemos exemplos de pessoas que se arrependeram (a população de Nínive, Acabe e Manassés) e também que escolheram não se arrepender (Herodes, Ananias e Safira). Em ambos os casos podemos tirar lições valiosas sobre a importância do arrependimento e os seus respectivos frutos.

Todos nós erramos. Por isso, quando assim o fazemos, o Espírito Santo nos adverte e nos orienta para que possamos voltar ao caminho correto. 

Para que isso aconteça, o primeiro passo é o arrependimento. A partir dele, a mudanças de mentalidade e postura consequentes farão com que a nossa comunhão com Deus seja reafirmada.


Conclusão

O arrependimento pode ser a diferença entre receber o perdão de Deus ou perecermos. Na bíblia podemos aprender com vários homens e mulheres a importância de se arrepender e as consequências de não o fazê-lo. Deus sempre está disposto a nos perdoar. Portanto, basta estarmos de coração aberto e sincero para que o arrependimento seja o princípio da consolidação de nossa comunhão com Deus.


*** 

Espero que este texto possa ajudá-lo e inspirá-lo na preparação da sua aula. Se você gostou, não deixe de compartilhar, ok?

Eu fico por aqui, até a próxima semana!

A Paz do Senhor!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus