[ALUNO 03] Lição 14 - Desenvolvendo a sua salvação



[ALUNO 03] Lição 14 - Desenvolvendo a sua salvação


A Paz do Senhor! Tudo bem?

Para que possamos desenvolver a nossa salvação, por que temos que seguir o conselho que Jesus deu a Nicodemos? ´

É possível alcançarmos a salvação sem arrependimento?

Quais são os reflexos do desenvolvimento da salvação na nossa vida, segundo o que está escrito em Gálatas?

Vamos aprender? Boa leitura!!!


Tópico 1: Queda e Redenção

Rm 3.23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus"

Assim como aconteceu com Adão e Eva, lá na lição 01, nós também pecamos

Se pararmos para pensar, assim como o primeiro casal usou o livre arbítrio e escolheu fazer o que era mau aos olhos de Deus, nós também o fazemos todos os dias.

Deus gostaria que nós, voluntariamente, mantivéssemos uma vida de comunhão e intimidade com Ele. 

Para isso, é necessário algo a mais: arrependimento e, consequentemente, salvação.

A salvação é, e sempre será, uma questão de escolha. 

Jo 3.3: "Jesus respondeu, e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."

Nicodemos era um mestre da lei, ou seja, conhecia todos os mandamentos e sabia argumentar sobre eles com muita facilidade. Porém, a resposta dada por Jesus ao líder religioso o deixou surpreso. 

E aquilo que foi dito por Jesus a Nicodemos também pode ser aplicado à nossa vida.

Assim como Nicodemos, nós não podemos apenas saber ou conhecer a lei a título de informação. Precisamos viver cada aspecto da Palavra de Deus e buscar diariamente estar cada vez mais próximo de Deus. Para entrar no Reino de Deus, precisamos nascer novamente: nascer da água e do Espírito.

Então você se pergunta: o que isso quer dizer?

Precisamos nascer da água para arrependimento e purificação. Da mesma forma, precisamos nascer do Espírito para regeneração e renovação da nossa comunhão com Deus.

Jl 2.13: "E rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor vosso Deus; porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal."

Infelizmente, existem muitos que frequentam a igreja, conhecem muito da palavra de Deus, mas ainda não passaram pelo processo do renascimento. Na verdade, vivem dentro da igreja, porém, ainda não se entregaram completamente ao Redentor.

Jesus, ao morrer na cruz, nos redimiu de todos os nossos pecados e nos salvou da condenação eterna. E, para que haja uma verdadeira transformação na nossa vida, precisamos nos arrepender e querer de corpo e alma ter uma vida de intimidade com Deus.
Sem arrependimento é impossível nascer de novo.
Assim como vimos na lição 10, o arrependimento mudou a história de muitos personagens descritos na bíblia. Mais uma vez, podemos aprender uma lição importante com esses homens e mulheres: para mudarmos de vida, precisamos nos arrepender e pedir que Deus faça o Seu querer na nossa vida, para que possamos viver segundo a vontade Dele. 

Somente quando isso acontecer, poderemos ver a verdadeira transformação que Deus pode fazer em nós.


Tópico 2: Desenvolvendo a Salvação

Fp 2.12: "De sorte que, meus amados, assim como sempre obedecestes, não só na minha presença, mas muito mais agora na minha ausência, assim também operai a vossa salvação com temor e tremor"

Ao aceitarmos a Cristo como nosso salvador, cabe a nós agora "operar" a nossa salvação.

Mas o que isso quer dizer?

Significa trabalhar continuamente para sempre fazermos o nosso melhor para Deus e para aqueles que estão ao nosso redor. Por exemplo:

  • Orar pelos irmãos que estão necessitados;
  • Visitar aqueles que estão doentes;
  • Aconselhar aqueles que são mais novos na fé, para que eles também possam desenvolver a própria salvação;
  • Ler a bíblia para que Deus possa usá-lo para dar uma palavra de esperança àqueles que ainda não conhecem a Cristo;

As possibilidades são enormes. Cada pessoa tem um talento especial que sempre pode ser desenvolvido em prol da igreja e contribuir para a nossa vida espiritual. Fazendo isso, estamos gradativamente nos consagrando a Deus e nos afastando do mundo que jaz no maligno.

Rm 8.29: "Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos."

Agora, vamos imaginar uma situação diferente: é possível que alguém que seja salvo viva de forma totalmente oposta aos mandamentos de Deus?

Vejamos na bíblia: 

Mt 7.17-20: "Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
Portanto, pelos seus frutos os conhecereis."

Os versículos acima respondem de forma bem clara: todo aquele que alcançou a salvação deve produzir bons frutos.

Pense: uma vez que passamos por uma regeneração, como é possível buscar desenvolver a nossa salvação fazendo tudo aquilo que fazíamos antes de aceitarmos a Cristo?

A partir do momento que nascemos novamente em Cristo, tudo se fez novo. Logo, devemos deixar para trás os velhos e maus hábitos (2 Co 5.17). Em troca, devemos conhecer e buscar diariamente conhecer o Senhor (Os 6.3), a fim de sermos semelhantes a Ele.


Tópico 3: Vivendo de modo digno da salvação

Quando estamos vivendo de acordo com preceitos de Deus, os frutos do Espírito que vive dentro de nós passam a aparecer em nossa maneira de viver.

Gl 5.22-26: "Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.
Contra estas coisas não há lei.
E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências.
Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito.
Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros."

Todos os frutos do Espírito descritos acima evidenciam que você está desenvolvendo a sua salvação

Mas, isso não significa que a vida se tornará um mar de rosas. 

Com o tempo, as provas e as dificuldades irão aparecer, tentando impedir que você reflita os frutos do Espírito. Quando isso acontecer, precisamos clamar a Deus por ajuda. Ele sempre estará pronto para nos ajudar e nos fortalecer nos momentos mais difíceis.

Jo 16.33: "Tenho-vos dito isto, para que em mim tenhais paz; no mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo, eu venci o mundo."

Jesus venceu o mundo. Dessa forma, nos mostrou que também podemos vencê-lo.

Então, caso você esteja passando por um momento complicado, não desanime! Cristo está sempre ao seu lado para ajudá-lo a vencer as dificuldades e continuar mostrando a todos a imagem Dele através da sua vida.

Conclusão

Todos nós, assim como Nicodemos, precisamos nascer de novo. Não um nascimento comum, mas um nascimento a partir do arrependimento dos pecados que nós cometemos. Quando isso acontecer, alcançaremos a salvação.

A partir de então, precisamos continuamente desenvolver nossa salvação procurando a cada dia conhecer e buscar a Deus e produzir boas obras. Assim, os frutos do Espírito aparecerão em nossas vidas e mostrarão ao mundo a essência de Deus em nossas vidas.


***

Assim encerramos mais um trimestre! Muito obrigado pela sua companhia durante todas essas semanas em que aprendemos e refletimos sobre a Queda e Redenção. Semana que vem começaremos uma nova jornada e espero que você continue conosco.

Eu fico por aqui, até a próxima semana!

A Paz do Senhor!!! 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus