[ALUNO 03] Lição 01 - A Queda


[ALUNO 03] Lição 01 - A Queda


A Paz do Senhor! Tudo bem?

A primeira lição da revista dos Juvenis da Escola Dominical desse trimestre vai falar sobre o pecado original, ou, como também é conhecido, "A Queda".

O que deve ter passado na mente de Adão e Eva para que, mesmo possuindo tudo no  jardim do Éden, escolhessem desobedecer a Deus e comer do fruto do conhecimento do bem e do mal?

Por que está escrito em romanos que "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" (Rm 3.23) se apenas Adão e Eva comeram do fruto?

Vamos descobrir? Boa leitura!

Tópico 1: A Queda

Tente imaginar a seguinte cena: você vive num lugar perfeito, sem sofrimento nem medo, e com direito a ter uma comunhão constante com Deus (Gn 3.8). 

Conseguiu imaginar? Essa era a vida de Adão e Eva.

Agora pense comigo: Por que Adão e Eva, sabendo que não poderiam comer do fruto do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.16), mesmo assim escolheram comê-la?

É difícil pensar sobre essa questão. Porém, devemos nos lembrar que Ele nos criou à sua imagem (Gn 1.26) e, como consequência, nos deu o livre direito de escolha entre o bem e o mal: o livre-arbítrio.

Para estimular a participação e o debate entre os alunos, questione:

"Deus agiu corretamente em conceder o livre-arbítrio ao gênero humano?"

Leia com os alunos os versículos abaixo:

Ef 1.4,5: "como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante Dele em amor, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito da sua vontade"

O plano de Deus para a nossa vida é sermos santos e irrepreensíveis diante Dele. Porém, Ele não nos obrigou nem nos forçou a nada. 

Ao nos conceder o livre-arbítrio, Deus nos deu o poder de decidir voluntariamente se queremos viver de acordo com os princípios Dele. No caso de Adão e Eva, Ele estabeleceu uma condição para que Adão e Eva pudessem exercitar o livre-arbítrio: não comer do fruto da árvore da sabedoria do bem e do mal.

Contudo, Adão e Eva optaram por comer o fruto e, consequentemente, o pecado e a morte entraram neste mundo (Rm 5.12vv). Este evento é conhecido como "A queda do homem" ou "o pecado original".

Então, a outra pergunta que devemos fazer é: 

"Como seria se Deus não nos proporcionasse o livre-arbítrio?"

Tópico 2: A Criatura contra o Criador

Continuando com o debate, peça aos alunos que meditem e respondam à seguinte pergunta:

"O que deve ter passado na mente de Adão e Eva para que, mesmo possuindo tudo no  jardim do Éden, escolhessem desobedecer a Deus e comer do fruto do conhecimento do bem e do mal?"

Após os argumentos dos alunos, leia com eles os versículos abaixo:

Gn 3.1-6: "Ora, a serpente era a mais astuta que todas as alimálias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas, do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que, no dia em que dele comerdes, se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E, vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto, e comeu, e deu também ao seu marido, e ele comeu com ela."

Podemos entender que pelo menos três sentimentos impulsionaram Adão e Eva a pecarem. São eles:

  • Duvidaram de Deus: Deus havia sido bem claro ao dizer que, quando eles comessem o fruto do conhecimento do bem e do mal, ele morreriam (Gn 2.17). Mas preferiram dar ouvidos à serpente e deixar de lado a advertência dada por Deus.
  • Negaram a bondade de Deus: Embora Adão e Eva tivessem tudo no jardim do Éden, eles preferiram abrir mão daquilo que tinham e escolheram "terem os olhos abertos, sabendo o bem e o mal" (Gn 3.5). Porém, ao comer o fruto, não só perderam o acesso ao próprio Deus e a todos os privilégios que possuíam, como permitiram que o pecado entrasse no mundo.
  • Negaram a superioridade de Deus: A Possibilidade de serem iguais a Deus (Gn 3.5) sem dúvida foi um argumento tentador para que Adão e Eva acabassem cedendo e comendo da árvore do conhecimento do bem e do mal. Imaginar ter o mesmo poder que o seu próprio criador possuía, comendo um simples fruto, foi o suficiente para que eles se esquecessem de tudo aquilo que já possuíam e desobedecessem a Deus. 


Tópico 3: Condenados pelo pecado cometido por outra pessoa?

Segundo Romanos 3.23 "todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus". 

Para estimular o debate, inicie este tópico com as seguintes perguntas:

"Como é possível todos os homens terem pecado, se apenas Adão e Eva pecaram?"
"Por que o pecado de Adão gerou a morte para o mundo?"

Como Adão e Eva eram os primeiros representantes da raça humana, nós "herdamos" tudo aquilo que era pertinente a eles.  

Para ilustrar esse pensamento, vamos pensar na herança genética como exemplo: os filhos sempre herdam as características genéticas dos pais. As vezes, o filho tem os olhos do pai, o cabelo da mãe, a cor da pele da avó, etc. 

No caso de Adão e Eva, como eles haviam pecado, infelizmente, nós também herdamos o pecado cometido por eles.

Porém, com o sacrifício de Jesus Cristo na cruz, fomos justificados pela fé, como está escrito também no livro de Romanos.

Rm 5.18,19: "Pois assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens para condenação, assim também por um só ato de justiça veio a graça sobre todos os homens para justificação de vida. Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos."


Tópico 4: Um Peso e Uma Medida

Após a leitura do versículo acima, pergunte aos alunos:

"Deus foi justo ao dar, de graça, a salvação, por intermédio do sacrifício pessoal de Jesus?"

Se pararmos para pensar, nós "herdamos" o pecado de Adão e Eva pois somos descendentes diretos deles, uma vez que eles foram os primeiros homem e mulher, criados pelo próprio Deus. 

Contudo, nós também temos "herança" divina. Pense: Se Deus deu o fôlego de vida para Adão e, a partir dele, para toda a humanidade, nós também temos uma essência divina, dada pelo próprio Deus, também herdada de Adão e Eva.

Logo, podemos concluir que, se por intermédio de Adão herdamos o pecado (uma vez que somos descendentes dele), através de um único ato de justiça, obtivemos a graça e a salvação, pois também temos a essência divina dentro de nós. 

Assim, o sacrifício de Jesus Cristo na cruz estabeleceu uma nova aliança entre Deus e o homem, para que, dessa forma, voltássemos a ter uma comunhão com Deus e tivéssemos o direito a justificação dos nossos pecados. 

Pelo pecado de Adão, perdemos o direito à vida eterna.

Pelo sacrifício de Cristo, recebemos novamente o direito à vida eterna.

Um peso, uma medida. Glória a Deus!

Conclusão

Graças ao livre-arbítrio e a alguns sentimentos de Adão e Eva, persuadidos pela serpente, o pecado entrou neste mundo e, consequentemente, toda a humanidade foi afetada. Com isso, o ser humano perdeu o direito à vida eterna. Mas, graças ao sacrifício de Jesus Cristo, fomos justificados por Ele e a humanidade foi redimida dos seus pecados pois "onde abundou o pecado, superabundou a graça" (Rm 5.20).

***

Espero que você tenha gostado desse artigo e que possa ajudá-lo a preparar a sua aula dos Juvenis. Se você conhece alguém que possa ser auxiliado por  esse texto, não deixa de compartilhar!

Eu fico por aqui. Até a próxima semana!

A Paz do Senhor!!!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus