[ALUNO 02] Lição 11 - Secularização

[ALUNO 02] Lição 11 - Secularização

[ALUNO 02] Lição 11 - Secularização


A Paz do Senhor! Tudo bem?

A lição dessa semana da Escola Dominical dos juvenis vai tratar sobre a Secularização. 

Você sabe quais os malefícios que essa doutrina pode trazer para a nossa vida? 

Quais os maiores desafios que a secularização impõe para o cristão que vive atualmente? 

Vamos descobrir? Boa leitura!   


Tópico 1: Entendendo o termo

Inicie a aula perguntando aos alunos: "O que é secularização?"

É possível que alguns deles conheçam o termo. Após os alunos opinarem sobre o assunto, explique que secularização é "o sistema que não assume influência da religião no destino dos homens", ou, "que ou quem não está sujeito a nenhuma ordem religiosa"

Como assim? 

Antigamente, a religião era o centro de tudo. Consequentemente, todas as decisões de classe política, científica e de outras áreas do conhecimento tinham como referência os princípios religiosos. 

Porém, em alguns casos, a religião (leia-se líderes religiosos) foram longe demais e, sob o pretexto de "defender a fé", tomaram atitudes que iam diretamente contra os próprios princípios bíblicos que defendiam, chegando a matar várias pessoas em nome da "religião"

Muitos cientistas fizeram descobertas que eram contra as ideias defendidas pela igreja católica e foram condenados por heresia, obrigados a negarem as suas descobertas e, em alguns casos, mortos. O caso mais conhecido é o de Galileu Galilei, que defendendo a teoria heliocêntrica (que afirmava que a terra gira em torno do sol, e não o contrário, como defendia a igreja) foi julgado e condenado à prisão por heresia e, posteriormente, ao confinamento. A partir de então a ciência passou a ser um conhecimento mais estruturado e prático, buscando autonomia e se distanciando da religião.

Com o passar dos tempos, esse distanciamento das várias áreas instâncias da sociedade em relação à Deus passou a ser prejudicial à sociedade, pois os valores que passaram a vigorar se tornaram completamente divergentes (e em alguns casos, contrários) aos padrões bíblicos.

As principais características da secularização são:
  • A secularização não vê sentido na religião;
  • não dá crédito aos valores morais e religiosos;
  • não busca nem valoriza o espiritual, mas apenas o material;
  • busca construir uma sociedade cujos valores são materialistas e ateístas

Tópico 2: A igreja e a secularização

Atualmente usamos o termo secularização como sendo relativo ao modo de viver desse mundo, ou seja, contrário aos princípios de Deus. Por exemplo: quando falamos que uma música é secular, automaticamente entendemos que esta música segue os costumes deste século, ou seja, distante dos princípios de Deus. 

Para estimular a perticipação dos alunos na forma de debate, pergunte:

"É possível uma igreja aderir a secularização?"

Infelizmente, com o objetivo de aumentar o número de membros ou não perder aqueles membros que são mais frágeis na fé, muitas igrejas têm caído na secularização, distorcendo a palavra de Deus, os valores bíblicos e ignorando a mensagem da salvação.

(nesse momento você pode estar pensando: misericórdia! como assim?)

Pare e pense: quantas vezes você já ouviu falar de igrejas que vendem objetos "sagrados" ou até mesmo barganham a cura e a prosperidade dos fiéis? É só refletir para chegar à conclusão de que tal igreja está mergulhada na secularização.

O grande desafio de ser Cristão atualmente é manter-se fiel mesmo que o mundo te influencie a "pegar um atalho" para a salvação. Em outras palavras, preservar a nossa identidade como cristãos em meio a um mundo que "jaz no maligno" (1Jo 5.19).

Quantos de nós já não ouvimos coisas como "você não precisa ser tão quadrado, pra quê tudo isso?" ou até mesmo "você não acha que está exagerando e se tornando um fanático?". 

Além disso o outro desafio que enfrentamos é levar a palavra e convencer as pessoas a se aproximarem de Cristo e ter uma vida de acordo com a palavra de Deus, uma vez que vivem acomodadas com o modo de viver deste século.

Para finalizar este tópico, leia com os alunos o versículo abaixo, onde Paulo nos incentiva a permanecermos firmes em meio a este mundo imerso na secularização:

Rm 12.2: "E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."


Tópico 3: Os valores do reino e a secularização

Continuando a falar de desafios, questione os alunos: 

"Qual é a maior ameaça que nossos valores estão correndo com o avanço da secularização?"

Como se não bastasse o desafio de manter-se íntegro diante de um mundo imerso no pecado, o secularismo busca diariamente distorcer os nossos valores e, consequentemente, nos convencer de que apenas os valores materiais são dignos de crédito.

Porém, sabemos que a nossa única esperança é Jesus. Ele é o "caminho, a verdade e a vida" (Jo 14.6), e sem Ele nada podemos fazer (Jo 15.5). 

Muitas pessoas se recusam a depositar as suas esperanças em Cristo e, infelizmente, mesmo tendo riquezas, fama, reconhecimento intelectual e poder político, optam por tirar a própria vida, evidenciando um vazio existencial que apenas Jesus é capaz de suprir.

Não nos enganemos: tudo aquilo que o mundo nos oferece é passageiro e supérfluo. Aos nossos olhos pode até ter uma aparência agradável, no entanto, são caminhos de morte (Pv 14.12).

Então, o que devemos fazer? Seguir o conselho do salmista para mantermos uma vida focada em Deus.

Sl 119.11: "Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti."

Conclusão

A secularização não é novidade para nós e, a cada dia que passa, vivemos tempos cada vez mais trabalhosos (2 Tm 3.1). Embora muitos caiam nas armadilhas da sociedade, que prefere aceitar a degradação dos valores morais em vez dos valores cristãos, devemos nos manter fiéis e guardarmos os princípios divinos com todo nosso coração. Quando fazemos isso, evitamos perder a nossa identidade cristã e servimos de exemplo e esperança para aqueles que precisam do um alento neste mundo perdido no pecado.

***

Espero que tenha gostado deste artigo e estou orando para que a sua aula seja muito participativa e edificadora! Se você souber de mais algum professor que possa ser beneficiado com este artigo, não deixa de compartilhar!

Eu fico por aqui, até a próxima semana.

A Paz do Senhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus