[ALUNO 02] Lição 13 - A Igreja e o Movimento dos Desigrejados



[ALUNO 02] Lição 13 - A Igreja e o Movimento dos Desigrejados


A Paz do Senhor! Tudo bem?

Estamos na nossa última lição desse trimestre e vamos falar sobre aqueles irmãos em Cristo que se consideram "desigrejados".

O que faz uma pessoa escolher deixar a comunhão dos outros irmãos de fé e preferir trilhar o seu caminho sozinho?

Quais são os objetivos da igreja enquanto instituição? 

Qual é a importância da união e da comunhão dos membros da igreja local para a propagação do evangelho de Cristo? Vamos ver?

Boa leitura!  


Tópico 1: Um novo movimento

A cada dia que passa a palavra de Deus se cumpre. E uma das palavras que vêm se cumprindo a cada dia está no versículo abaixo:

Mt 24.12: "E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos se esfriará."

Um dos fatores que afeta diretamente esse "esfriamento do amor" é a inserção, no meio da igreja, de forma muito sutil, uma série de falsas doutrinas que vão totalmente contra o evangelho que Cristo nos ensinou. Como consequência, vemos cada vez mais pessoas apostatando da fé genuína.

Você sabe o que é apostasia? 

Apostasia é o ato em que a pessoa abandona a fé, é voltar atrás. 

Como consequência prática desse abandono, o que estamos presenciando atualmente é a existência de várias pessoas que não frequentam nenhuma igreja, embora se declarem evangélicos. 

Seja por motivos pessoais, não concordância com alguma doutrina ou algo semelhante, tais pessoas se declaram "evangélicas não determinadas" (ou seja, que é evangélica, porém, que não frequenta determinada denominação). 

Para estimular o debate entre os alunos e introduzir o próximo tópico, pergunte aos alunos:

"É possível a pessoa viver (espiritualmente falando) sem a igreja?"
"Realmente precisamos frequentar a igreja?"


Tópico 2: A Importância da Igreja

A igreja não é uma invenção humana, ela é criada por Deus para que os seus membros possam se manter firmes na fé e colaborarem uns com os outros material e espiritualmente. Então, respondendo às questões anteriores: é muito difícil viver (espiritualmente falando) sem a igreja e sim, nós realmente precisamos frequentar a igreja. 

Hb 10.25: "Não abandonemos, como alguns andam fazendo, o costume de assistir às nossas reuniões. Pelo contrário, animemos uns aos outros e ainda mais agora que vocês veem que o dia está chegando." (NTLH)

Quando nos reunimos, podemos não apenas adorar a Deus e fortalecer a fé dos nossos irmãos (através dos testemunhos e bençãos contadas no culto), mas também nos unir para ajudar aquelas pessoas que estão necessitando. A igreja possui muitos objetivos a realizar:
  • Adorar e exaltar a Deus;
  • Ser morada do Espírito Santo;
  • Revelar aos homens sabedoria do Criador mediante pregação e estudo da Palavra de Deus;
  • Pregar o Evangelho de Jesus Cristo a toda criatura;
  • Fazer com que seus membros cresçam na graça e no conhecimento de Jesus Cristo, mediante o estudo sistemático da Palavra de Deus.
Como igreja, sabemos que cada um possui uma vocação diferente, um dom diferente. Então, quando nos reunimos, temos a oportunidade de usar nossas diferentes vocações para o crescimento do todo: uns possuem o dom para orar e interceder, outros, o dom de ensinar, outros ainda, o dom de tocar instrumentos musicais. Quando as pessoas usam suas diferentes habilidades em benefício de todos, a igreja ganha como um todo. 

Então, se você não frequenta a igreja pensando que não tem nenhuma habilidade ou dom, não desista! Tenho certeza que você tem uma chamada, habilidade ou dom que outras pessoas precisam desenvolver e você é fundamental para o crescimento e amadurecimento da sua igreja local.


Tópico 3: A Santa Ceia e a Comunhão do corpo de Cristo

A Santa Ceia é uma das ordenanças que Cristo deixou para a sua igreja, juntamente com o batismo. 

Enquanto o batismo é um ato individual, onde a pessoa demonstra publicamente a sua fé em Cristo, a Santa Ceia é um ato coletivo onde a igreja se reúne para relembrar a morte e a ressurreição de Jesus.

Tanto o batismo quanto a Santa Ceia são ordenanças divinas, como podemos ver nos versículos abaixo:

Mt 28.19: "Portanto ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo;"

Lc 22.19: "E, tomando o pão e havendo dado graças, partiu-o e deu-lho, dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado; fazei isso em memória de mim."

Como sabemos, a celebração da Santa Ceia é feita sempre pelos membros da igreja que estão em comunhão. Então, se a Ceia é uma ordenança divina e é realizada em comunhão com outros irmãos, aqueles que se consideram "desigrejados" não participam de tal celebração. E isso é muito prejudicial para nossa vida espiritual.

Cristo morreu por todos nós. Tal ato de amor aconteceu para que pudéssemos ser libertos e transformados e também para ajudarmos uns aos outros a superar as nossas dificuldades. Por isso, é muito importante a comunhão da igreja e a participação da Santa Ceia.


Tópico 4: Sempre em Comunhão

Para iniciar este último tópico, reflita sobre a seguinte questão:

"O que faz com que grupos de pessoas tão diferentes permanecerem unidas, a despeito das suas diferenças?"

Somente o amor de Deus e a comunhão podem fazer com que, mesmo com todas as diferenças que temos uns com os outros, a igreja permaneça unida e trabalhando constantemente para ajudar aquelas pessoas que mais necessitam e também para levar a palavra da salvação a todos os lugares.

Jo 17.20,21: "Não peço somente por eles, mas também em favor das pessoas que vão crer em mim por meio da mensagem deles. E peço que todos sejam um. E assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste."

A comunhão entre os membros da igreja é uma evidência e um incentivo para que as pessoas creiam que Jesus Cristo veio para nos salvar. Sendo ele a cabeça da igreja e nós o corpo de Cristo (1 Co 12.27), devemos dar o exemplo através da nossa união e das boas ações para que, através da nossa postura e do nosso comportamento, outras pessoas sejam salvas e passem a fazer parte da igreja de Cristo.

Não podemos deixar de participar da comunhão para permanecer isolado do corpo de Cristo. Aquelas pessoas "desigrejadas" perdem em não participar da união e de todos os benefícios decorrentes de atuar como um membro ativamente atuante da igreja local.


Conclusão

Sabemos que a falta de amor e outros males têm afetado a vida de muitas pessoas a ponto de quererem sair da igreja e percorrerem o seu caminho em direção aos céus sozinhas. Porém, a igreja não deve desanimar. Ela deve permanecer unida, através dos seus membros exercendo seus diferentes dons, e também através do batismo e da Santa Ceia, que são ordenanças divinas. A igreja é uma prova viva de que Cristo veio para nos salvar. Então temos que mostrar o mesmo amor que Ele demonstrou por nós através da união constante e continuar evidenciando que, somente em comunhão, podemos contribuir material e espiritualmente para o avanço do evangelho de Cristo.


***

Espero que este artigo possa ajudá-lo na preparação da sua aula. Caso você saiba de alguém que também possa ser ajudado com este artigo, não deixe de compartilhar, ok?

Eu fico por aqui, até a próxima semana.

A Paz do Senhor!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus