[Para Meditar] Sobre ansiedade e gratidão


[Para Meditar] Sobre ansiedade e gratidão

Não sei quanto a você, caro leitor, mas em muitas ocasiões já cheguei a passar dias me sentindo triste por não conseguir alcançar meu objetivo; ficar preocupado com pendências a resolver no trabalho e na faculdade ou até mesmo sofrer aquelas terríveis crises de ansiedade ao esperar que determinadas coisas (que não estavam ao meu alcance) acontecessem.

Porém, certa ocasião, um aluno meu (sou professor de ofício, além de professor da EBD) disse algo que me fez refletir profundamente. 

Numa aula de laboratório, esse aluno estava com muita dificuldade em resolver um problema. Quando percebi que ele estava prestes a desistir, eu expliquei os pontos em que ele esteva errando, e montamos o circuito novamente. Quando o circuito funcionou, ele me disse: "você já leciona a tanto tempo, quero no futuro obter tanto a experiência teórica quanto a prática de laboratório que você possui."

Aquela pequena frase me deixou pensativo e me fez enxergar algo que, até então, não conseguia. Eu vivia preocupado com aquilo que eu não havia alcançado e, graças àquele comentário, percebi que eu raramente pensava em tudo aquilo que já havia conquistado.

A partir daquele comentário, outros pensamentos me vieram à mente:
  • Quantas vezes vamos dormir aborrecidos com os problemas que acontecem no trabalho/faculdade ou mesmo dentro de casa e nos esquecemos de agradecer a Deus por nos dar mais um dia de vida? Pare pra pensar: quantas pessoas acordaram neste mesmo dia e, por inúmeros fatores (doença, violência, acidente), não tiveram a oportunidade de retornar para casa pois perderam a vida?
  • Passamos dias, meses ou até anos com medo do que vai acontecer no futuro ou ansiosos esperando que algo aconteça (por exemplo: será que vou passar no vestibular? / E se eu perder o emprego? / Eu queria tanto aquela promoção, será que meu chefe acha que não sou competente para a função?) e nos esquecemos de agradecer das inúmeras bênçãos recebidas até aquele momento. Já parou pra pensar que enquanto nós reclamamos da rotina ou subestimamos aquilo que conquistamos, muitas pessoas fariam de tudo para ter o que temos ou conquistar aquilo que já conquistamos?  

A partir de então passei a ser mais grato, pois, mesmo na minha ansiedade, percebi que as coisas mais importantes Deus já havia me dado e eu não conseguia ver. Agora, sempre que oro, agradeço a Deus pela minha vida, pela minha família, pela oportunidade de viver mais um dia com saúde e perto das pessoas que amo.

Isso não quer dizer que a preocupação e a ansiedade desapareceram. Porém, sempre que que me sinto ansioso ou preocupado com algo, lembro daquilo que Cristo nos fala acerca da ansiedade:

"Por isso eu vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?

Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?


E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?


E, quanto ao vosso vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.


E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.


Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhá é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?


Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?


(porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, o vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; 


Mas buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.


Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal"



(Mateus 6.25-34) 


Sempre que você orar ou se sentir ansioso, lembre-se de tudo aquilo que Deus já te deu e de todas as oportunidades que Ele já te proporcionou. 

Não desanime quando a tristeza vier, é só você pensar: Deus sabe de tudo aquilo que precisamos e nunca nos desampara. Logo, basta que sejamos gratos e confiantes que tudo aquilo que precisamos Ele nos dará, cada coisa a seu tempo. 


"Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?" (Salmos 116.12)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus