[ALUNO 02] Lição 09 - A Utilização de Células-Tronco
[ALUNO 02] Lição 09 - A Utilização de Células-Tronco
A Paz do Senhor! Tudo bem?
O tema da Escola Dominical da classe Juvenis dessa semana será a utilização das células-tronco. Sabemos que elas têm um papel fundamental para a cura de várias doenças, porém, há um debate muito grande acerca do uso das células embrionárias que deve ser levado em consideração.
Você sabe qual é a diferença entre as células-tronco adultas e embrionárias? E por que estas ultimas tem sido alvo de tanta polêmica? E o que a bíblia fala a respeito de tudo isso?
Boa leitura!
Tópico 1: O que é e como funciona?
Inicie a aula com a seguinte pergunta: "Alguém sabe explicar o que é uma célula tronco?"
As células-tronco são células que têm a capacidade de se dividir e se transformar em vários outros tipos de células (por exemplo, neurônios, células sanguíneas, células ósseas, etc). Elas podem ser divididas em quatro tipos:
Totipotentes: capazes de se transformar em todos os tipos de células e tecidos do corpo, incluindo os tecidos embrionários e extraembrionários (placenta, por exemplo). Exemplo: primeiras células provenientes do zigoto (óvulo fecundado)
Pluripotentes: capazes de se transformar em qualquer um dos três tipo de folheto embrionário humano: endoderme (tubo digestivo e pulmões), mesoderme (músculos, ossos e sangue) e ectoderme (tecidos epidermais e sistema nervoso). As Células-tronco pluripotentes não podem, entretanto, criar tecido extraembrionário.
Multipotentes: capazes de se transformar em um número limitado de outras células. Exemplo: Células-tronco do sangue podem se transformar em diversos tipos de células sanguíneas, mas não podem se transformar em neurônios.
Unipotentes: capazes de se transformar em um único tipo de célula.
Em termos de extração, existe a possibidade de as células-tronco serem:
Embrionárias: encontradas em embriões humanos e podem ser classificadas como totipotentes e pluripotentes.
Adultas: encontradas em diversos tecidos (medula óssea, sangue, fígado, cordão umbilical, placenta, etc). São mais limitadas quanto a capacidade de diferenciação comparadas às células embrionárias, o que diminui a quantidade de tecidos que podem ser obtidos a partir delas.
A capacidade das células-tronco se transformarem em outros tipos de células permitem aos pesquisadores utilizá-las em terapias contra graves doenças, como AVC (acidente vascular cerebral), Doença de Parkinson, Mal de Alzheimer e Esclerose lateral amiotrófica, de forma que as células e tecidos danificados pelas doenças possam ser regeneradas pelas células-tronco.
Tópico 2: Visão Ética
Inicie este tópico estimulando a participação dos alunos com a seguinte pergunta:
"Se a utilização das células-tronco é algo positivo, por quê existe tantos debates éticos sobre o tema?"
Após ouvir os alunos argumentarem, comente que não há nenhum problema ético em desenvolver pesquisas a partir de células-tronco adultas, pois estas são retiradas das próprias pessoas que estão doentes (da medula, por exemplo) para a realização do tratamento. A verdadeira polêmica consiste em se utilizar as células embrionárias para o mesmo fim.
Para que os alunos possam entender a profundidade do assunto, leia com eles os versículos abaixo:
Zc 12.1: "Peso da palavra do SENHOR sobre Israel: Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele."
Jr 1.5: "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta."
Sl 139.16: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."
1 Sm 2.6: "O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela."
Como visto na lição 05 desta mesma revista (que fala sobre o aborto), sabemos que a vida já existe desde a fecundação, ou seja, desde que surge o embrião. Sabemos também que Deus já possui um plano maravilhoso para nós antes mesmo de nascermos.
(Agora você deve estar se perguntando: o que o tema da lição 05 tem a ver com células-tronco?)
Então, acontece que quando as células-tronco embrionárias são extraídas e utilizadas, ocorre a destruição do embrião propriamente dito. Ou seja: para se extrair as células do embrião, é necessário matar o embrião!
E, partindo do princípio que o embrião é um ser humano em seu estágio inicial de desenvolvimento, isso quer dizer que ao tentar salvar a vida de uma pessoa usando células-tronco embrionárias, uma outra pessoa (o embrião) é assassinada.
Para finalizar e introduzir o contexto para o próximo tópico, estimule o debate entre os alunos com base na seguinte pergunta:
"É justo que uma pessoa seja assassinada (no caso, o embrião) para que outra pessoa tenha a chance de se curar de uma grave doença?"
Tópico 3: O que diz a biblia?
Dando continuidade ao debate levantado no tópico anterior, pergunte aos alunos:"Qual o valor de uma vida"A bíblia não trata especificamente sobre o assunto células-tronco, mas fala claramente sobre a preservação e o valor da vida. Nenhum de nós temos o poder de decidir e negociar uma vida, ou seja, definir quem vai viver ou morrer. Mesmo que esta vida esteja em estágio inicial de desenvolvimento (embrião), ela deve ser respeita e valorizada. Somente Deus pode decidir se alguém vive ou não (1 Sm 2.6).
Não podemos concordar com o uso de células-tronco embrionárias (mesmo a fins de pesquisa) pois isso significaria que concordamos coma a morte de seres humanos indefesos e consequentemente, o que vai totalmente contra o quinto mandamento divino (Ex 20.13).
Quanto a utilização de células-tronco adultas (retiradas da medula óssea do próprio paciente, por exemplo), não há nenhuma forma de restrição, pois tais células podem ajudar na cura sem colocar a vida do paciente em risco no momento de extraí-las.
Acreditamos que Deus pode abençoar a vida de diversas pessoas através dos pesquisadores e cientistas sem que, para isso, vidas sejam sacrificadas. Prova disso é que o Prêmio Nobel de Medicina de 2012 foi concedido aos cientistas John B. Gurdon (Grã Bretanha) e Shinya Yamanaka (Japão) por descobrirem que células adultas podem ser "reprogramadas" e se tornar pluripotentes, capazes de se transformar em qualquer célula do corpo. Tais células passariam a ser extraídas de células adultas e então "reprogramadas", sem a necessidade de se destruir o embrião. Glória a Deus!!!
Conclusão
A utilização das células-tronco são de fundamental importância para a cura de várias doenças degenerativas, porém, quando as células embrionárias são extraídas, uma vida está sendo destruída para que outra tenha a oportunidade de viver. Já no caso da extração das células adultas, isso não acontece. Mesmo que a bíblia não seja específica quando o assunto é célula-tronco, ela é totalmente clara quando o assunto é a preservação da vida: Somente Deus pode conceder a vida e, portanto, somente ele pode tirá-la.
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Espero que este artigo possa ajudar a sua aula ser mais dinâmica, participativa e esclarecedora para os alunos. Se você conhecer alguém que necessite deste artigo, não deixa de comentar e compartilhar!
Até a próxima semana,
A Paz do Senhor!
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