[ALUNO 02] Lição 05 - Aborto, a Morte de Inocentes
[ALUNO 02] Lição 05 - Aborto, a Morte de Inocentes
A Paz do Senhor! Tudo bem?
A lição EBD dos Juvenis dessa semana vai falar sobre o Aborto. Vamos estudar os motivos pelos quais essa prática tão cruel é defendida por muitos. Vamos ver também quais tipos de aborto existem e o que a bíblia fala a respeito dessa atitude tão covarde e que, infelizmente, têm aumentado nos últimos tempos.
Vamos lá?
Tópico 1: O Aborto
O aborto pode ser descrito como "Expulsão de um feto ou embrião por morte fetal, antes do tempo e sem condições de vitalidade fora do útero materno" (Dicionário Priberam) ou como a "Interrupção prematura, natural ou artificial, do processo de gestação causando a expulsão do feto antes que este possa sobreviver fora do útero" (Dicionário Michaelis).
Questione aos seus alunos: "Você é a favor ou contra ao aborto?"
Após ouvir as opiniões e os argumentos deles, peça para que eles leiam as seguintes referências:
Ex 20.13: "não matarás"
Ec 12.14: "Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau."
Após a leitura, questione: "De acordo com os versículos que lemos, vocês acham que a bíblia é contra ou a favor do aborto?"
Provavelmente os alunos serão unânimes em suas respostas.
Analisando a palavra de Deus, chegamos a conclusão de que a prática do aborto é um pecado grave contra Deus, pois acaba com a vida de um ser humano (criado à imagem e semelhança de Deus). Praticar tal ato é uma afronta a Deus pois é o mesmo matar um inocente. E matar vai diretamente contra 5º mandamento Divino (Ex 20.13).
Leia ainda com os alunos:
1 Sm 2.6: "O Senhor é o que tira a vida e a dá; faz descer à sepultura e faz tornar a subir dela."
A bíblia é clara: somente Deus pode dar a vida e somente Ele pode tirá-la.
Infelizmente em alguns lugares o aborto é livremente permitido, enquanto em outros lugares, essa prática é usada apenas em casos extremos. Aqui você pode encontrar com mais detalhes o rigor com que cada país trata o aborto e aqui você pode visualizar algumas informações sobre a primeira estimativa feita pelo IBGE sobre o aborto no Brasil.
Tópico 2: Tipos de Aborto
Existem basicamente dois tipos de aborto:
- Aborto espontâneo: É aquele que acontece devido a causas naturais, biológicas ou psicológicas e não necessariamente pela vontade da gestante.
- Aborto induzido: Neste caso, a gravidez é interrompida graças a um procedimento específico. É realizado quando existe má-formação congênita, risco à saúde da mãe ou, em casos de estupro (dependendo da legislação do país).
Existe ainda a possibilidade de a gravidez ser interrompida o motivo não se enquadra na legislação ou é realizado em locais impróprios para tal. Neste caso, dá-se o nome de Aborto ilegal.
Leia com os alunos as e peçam que reflitam: "Será que Deus já possui planos para as nossas vidas antes mesmo de nascermos?"
Zc 12.1: "Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele."
Jr 1.5: "Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei; às nações te dei por profeta."
Sl 139.16: "Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia."
Sim! Deus possui um plano maravilhoso para cada um de nós mesmo antes de nascermos!
Agora, pensa comigo: Quantas histórias maravilhosas estão sendo abreviadas covardemente através do aborto? Oremos para que cada gestante que pense sobre o assunto possa mudar de ideia antes que seja tarde demais.
Tópico 3: O que dizem os defensores
Os dois principais argumentos daqueles que são favoráveis ao aborto são:
1. "A mulher tem direito ao próprio corpo"
A ideia por trás dessa afirmação não leva em consideração que o bebê também tem direito ao próprio corpo. Porém, muitas pessoas ignoram esse fato e acabam por dar fim a uma vida inocente, que não tem condições de se defender ou mesmo argumentar para proteger a própria vida.
Quem ignora o ato de compartilhar seu corpo e abrigar uma nova vida dentro de si para exercer o "direito ao próprio corpo" é extremamente individualista. Em vez de agradecer a Deus pelo milagre da existência e por fazer parte do plano de Deus na vida daquele pequeno ser que irá nascer, decide dar fim a uma vida em benefício de si próprio (embora eu não consiga imaginar que benefício seria esse que justifique tal ato). Isso é inadmissível!
2. "O ser em gestação ainda não é um indivíduo completo"
Pelo fato de o bebê ainda não dispor dos mecanismos da razão, não podemos dizer que ele não é uma pessoa. A partir da concepção passa a existir uma vida, e todas as vidas são valiosas para Deus.
"Três semanas após a concepção do bebê você pode ouvir as batidas do coração. As ondas cerebrais são detectadas em seis semanas. Em nove semanas o corpo do bebê terá órgãos internos, impressão digital e reação ao toque. A mãe pode não sentir o movimento até os quatro ou cinco meses, mas o feto é muito mais do que uma 'bolha de tecido'." ("Pronto, Cresci! E agora?, CPAD, p. 151)"
Deus nos conheceu e preparou um plano para cada um de nós antes mesmo que estivéssemos formados (Jr 1.5). Então, podemos concluir que o feto é um ser humano completo, e não um sub humano como dizem aqueles que são favoráveis ao aborto.
Tópico 4: Por que a igreja é contra?
Mesmo vivendo em uma sociedade cujos valores morais estão completamente distorcidos, ainda nos perguntam "por que você é contra o aborto?". E a resposta é bem simples: Porque somos a favor da vida e porque o aborto é claramente uma forma de assassinato.
Leia com os alunos as referências abaixo:
Gn 25.23a: "E o Senhor disse: Duas nações há no teu ventre [...]"
Is 49.1: "Ouvi-me ilhas, e escutai vós, povos de longe: O Senhor me chamou desde o ventre, desde as entranhas de minha mãe fez menção do meu nome"
Lc 1.15: "Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, e será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre da sua mãe."
Deus nos conhece desde antes de nascermos e na bíblia vemos vários exemplos disso. Nos versículos acima vemos o plano de Deus na vida de Esaú e Jacó/Israel, Isaías e também João Batista. Conosco não é diferente, a vida é um dom de Deus e interromper a vida de um inocente vai totalmente contra os princípios divinos. Temos que orar constantemente para que a sociedade entenda a importância de se preservar a vida.
Conclusão
O aborto é uma forma muito cruel de abreviar a vida de um pequeno bebê inocente. Como cristãos, temos que ser muito firmes em nosso posicionamento em defesa da vida e orarmos para que a sociedade veja essa atitude cruel com outros olhos, pois Deus tem um plano para cada um de nós mesmo antes de nascermos.
***
Espero que tenha gostado do comentário dessa semana! Ah...não se esqueça: se você conhece alguém que lecione para os Juvenis e gostaria de receber esse conteúdo, não deixe de compartilhar! Estou orando para que a sua aula seja abençoada!
Te vejo na próxima semana, ok?
A Paz do Senhor!
Comentários
Postar um comentário