[ALUNO 02] Lição 02 - O Cuidado com a Mídia
[Aluno 02] Lição 02 - O Cuidado com a Mídia
A Paz do Senhor! Tudo bem?
No subsídio da lição EBD de hoje vamos falar sobre um assunto muito recorrente (e o motivo pelo qual você está lendo esse texto): a mídia e os cuidados que devemos ter ao utilizá-la. Trago aqui algumas ideias e comentários baseados no conteúdo da revista para que você possa compartilhar na sua aula.
Vamos la?
Tópico 1: O Cuidado no uso da mídia
É notável o quanto a tecnologia avançou nos últimos anos. O aumento de pessoas com acesso à internet, principalmente através de dispositivos móveis (smartphones e tablets) proporcionaram uma verdadeira revolução na forma como nos comunicamos.Um dos lados negativos desses avanços da mídia é o aumento da permissividade moral. Nunca o inimigo investiu tanto em conteúdos que promovessem a devassidão, a promiscuidade e outros valores nocivos para a família cristã. Como pais e mães têm cada vez mais dificuldade em restringir os conteúdos aos quais os filhos têm acesso, devemos sempre orar e instrui-los sobre aquilo que é bom e agradável aos olhos de Deus.
Leia com os alunos algumas referências para conscientizá-los:
1 Ts 5.21: "Examinai tudo. Retende o bem."
Devemos analisar com cuidado tudo aquilo a que temos acesso, verificar se é bom e agradável e, principalmente, se não vai contra os nossos princípios como cristão.
1 Co 10.23: "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam."
Não é porque você tem acesso àquele conteúdo que você deve consumi-lo. Sempre que estiver em dúvida, questione: Aquilo que você está analisando vai te trazer algum malefício? Se a resposta for sim, faça como José: Fuja da tentação!
Tópico 2: A mídia e seus malefícios
Mas a pergunta que não quer calar é: A mídia é boa ou ruim?Questione com os seus alunos e ouça os argumentos deles. Se possível, exponha algumas vantagens e desvantagens de utilizá-la no dia-a-dia:
Vantagens:
- Facilidade de comunicação: A qualquer momento você pode entrar em contato com a pessoa que se deseja. Mesmo que ela more do outro lado do mundo, com a tecnologia ela pode estar a poucos cliques de distância de você.
- Informação em tempo real: Antigamente tínhamos acesso às noticias pelos jornais impressos e pelos telejornais que eram exibidos em horários fixos ao logo do dia. Atualmente, temos a disposição uma diversidade incrível de portais de notícias online de forma que podemos ver notícias sobre o que acontece no Brasil e no mundo a qualquer hora do dia.
- Acesso ao aprendizado: Quer aprender fazer aquele bolo de cenoura delicioso? acesse aquele vídeo online! Ficou com dúvidas sobre como resolver aquela equação de segundo grau? Assista aquela vídeo aula daquele professor. Quem tem vontade e um pouquinho de curiosidade pode aprender qualquer coisa online: desde receitas, artesanato até química orgânica e geometria.
- Insônia: O fato de termos contato direto com diversas pessoas e acesso informação a qualquer momento, existem aqueles que passam muito tempo deitados com os celulares ligados em vez de repousar. O resultado é, geralmente, aquela noite mal dormida e pouca disposição no dia seguinte.
- Fake News: Com o grande volume de notícias circulando atualmente, pessoas mal intencionadas utilizam desse artifício para divulgar notícias falsas com o objetivo de confundir e enganar as pessoas. O anonimato da internet permite que essas pessoas possam prejudicar a imagem e a honra a muitos sem serem rasteados.
- Diminuição das atividades físicas: Provavelmente você já ouviu alguém dizer assim: "na minha época brincávamos o dia todo, chegávamos exaustos em casa". Com o aumento do uso dos dispositivos móveis, da internet e das redes sociais, é cada vez maior o percentual de crianças acima do peso.
Eu diria que ela pode ser uma bênção ou uma maldição nas nossas vidas, tudo depende da forma como a utilizamos. Enquanto muitas pessoas trabalham para influenciar e distorcer os valores bíblicos, muitas outras espalham conhecimento e informação que são úteis no nosso dia-a-dia.
Para torná-la benéfica às nossas vidas as palavras-chave são cautela e sabedoria.
Tópico 3: A igreja na mídia
Pergunte aos seus alunos: A igreja deve se utilizar da mídia para a pregação do evangelho?Como citamos anteriormente, a mídia pode sim ser um canal de bênçãos na vida das pessoas. Embora antes fosse visto com receio, atualmente existem vários programas de radio e televisão cuja função é propagar o evangelho. E Isso é muito bom! Significa que a palavra de Deus está chegando cada vez mais longe e que a ordenança de Deus está sendo cumprida:
Mc 16.15: "Ide por todo mundo, pregai o evangelho a toda criatura."
Mt 28.19: "Portanto ide, fazei discípulos em todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo."
Provavelmente você deve conhecer alguém que foi alcançado pela palavra de Deus enquanto assistia um culto na televisão ou mesmo enquanto ouvia uma programa de rádio. É inegável que a utilização da mídia traz muitos resultados positivos quando é utilizada para como estratégia de evangelização.
Outra vantagem em se utilizar a mídia como meio de evangelização é a possibilidade de encontrar programações em qualquer horário do dia, ao contrário dos cultos nos templos que têm horários mais restritos.
Mas nem tudo são flores: Quanto mais o evangelho avança para alcançar as pessoas, o inimigo trabalha incansavelmente para impedir que a palavra de Deus chegue ao coração das pessoas. E para isso ele ataca de várias maneiras: Propagando a devassidão, incentivando a carnalidade e a promiscuidade, além de perverter os valores morais estabelecidos pela palavra de Deus.
Conclusão
A mídia como meio de comunicação é uma ferramenta neutra, que pode ser usada tanto para o bem quanto para o mal. A igreja tem feito a parte dela: desenvolvendo programações com o objetivo de alcançar o maior número de pessoas com o evangelho da salvação.Mas precisamos ter cuidado, devemos ter muita sabedoria ao fazer uso da mídia pois o inimigo também a utiliza para nos fazer vacilar na fé. Para que isso não aconteça, temos que orar, vigiar e analisar tudo com o máximo de cuidado possível.
***
Espero que esse artigo possa ajudar na preparação da sua aula e que a sua lição Escola Bíblica Dominical seja uma bênção! Se você conhece alguém que possa se interessar pelo conteúdo, não deixe de compartilhar, ok?
Te vejo na próxima semana,
A Paz do Senhor!
Comentários
Postar um comentário