[ALUNO 02] Lição 04 - Legalização das Drogas, uma ideia Maligna

Lição 04 - Legalização das Drogas, uma ideia Maligna


[Aluno 02] Lição 04 - Legalização das Drogas, uma ideia Maligna

A Paz do Senhor! Tudo bem?

Na aula dessa semana, a lição dos Juvenis da Escola Bíblica Dominical vai tratar de um assunto intrigante: A legalização das drogas. Vamos entender por que essa prática está sendo tão discutida na esfera política e a importância de estarmos atentos contra as astutas ciladas do inimigo. 

Vamos lá? 

Tópico 1: É melhor obedecer a Deus

Que a situação do mundo vai de mal a pior a cada dia que passa todos nós sabemos, e uma das causas é que a sociedade está cada vez mais distante de Deus.
Como consequência disso, essa mesma sociedade está se tornando cada vez mais liberal no que diz respeito às drogas. 

Você sabia que em muitos países, o fato de ser pego portando drogas para uso pessoal já não é mais considerado crime? Confira alguns exemplos:
  • América do Sul: Uruguai, Argentina, Bolívia, Venezuela, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai e Peru.
  • América do Norte e Central: Estados Unidos, Costa Rica, Jamaica e México.
  • Europa: Holanda, Portugal, Alemanha, Espanha, Itália e Republica Tcheca.
  • Outros países: Armênia e Austrália.
Aqui no Brasil não é diferente. Políticos, intelectuais e artistas brasileiros também defendem essa prática no nosso país.
Questione com os seus alunos: Diante dessa situação, como nós cristãos devemos reagir? Leia com os seus alunos a referência abaixo:

2 Tm 3.1: "Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos."

Sl 119.9: "Com que purificará o jovem o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra."

Pv 1.33: "Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal."

Diante de um mundo jaz no maligno (1 Jo 5.19), nós devemos continuar rejeitando toda prática que vai contra os princípios de Deus. E a legalização das drogas é uma afronta clara contra esses princípios, uma vez que o objetivo é destruir o templo do Espírito Santo, que é o nosso corpo (1 Co 6.19).
Mesmo que a lei dos homens possa permitir tal prática, nossa principal referência é a Lei de Deus. Ela é a nossa prioridade absoluta!
Na bíblia existem vários exemplos de homens que tentaram impor leis que eram contrárias as leis de Deus: 

  • Nabucodonosor (Dn 3): Ordenou que todos se curvassem e adorassem a estátua de ouro com a imagem do Rei;
  • Presidentes e príncipes do Rei Dário (Dn 6): Induziram o Rei Dário a promulgar um Edito onde durante trinta dias seria proibido fazer petições a qualquer deus, a não ser ao próprio Rei Dário, sob pena de ser lançado na cova dos Leões.
Nessas situações, devemos seguir o exemplo do apóstolo Pedro:

At 5.29: "[...] mais importa obedecer a Deus do que aos homens."

Tópico 2: O que são Drogas?

Pergunte aos seus alunos: "Qual é a definição de droga? Peça também que eles citem exemplos."

Seguem abaixo algumas definições de Droga:
"Qualquer produto alucinógeno que leve à dependência química e qualquer substância ou produto toxico (fumo, álcool, etc) de uso excessivo" (Dicionário Houaiss)
"Substância que pode modificar o estado de consciência" (Dicionário Priberam)
É extremamente importante relembrar que, embora as drogas ilícitas sejam o principal alvo das críticas, as drogas consideradas lícitas (bebidas alcoólicas e cigarros por exemplo) são tão prejudiciais quanto as ilícitas, porém, possuem o consumo amplamente incentivado pelas mídias.

Pare e pense: Quantos comerciais de cerveja de cigarros são exibidos todos os dias? Nessas propagandas mostram cenários bonitos, pessoas na praia, artistas famosos. A única coisa que não mostram é a consequência terrível que aquele produto pode causar na vida das pessoas: Mortes por acidentes de trânsito, famílias destruídas, dependência... a lista é interminável.

Pv 20.1: "O vinho é escarnecedor, a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar nunca será sábio"

Ef 5.18: "E não vos embriagueis com o vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do espírito"

As drogas, lícitas ou ilícitas, trazem complicações muitas vezes irreversíveis às famílias, mesmo para aqueles que não a utilizam. Devemos obedecer a Deus e orientar aqueles que nos cercam dos malefícios que as drogas podem causar.

Tópico 3: Diga Não!

Pergunte a opinião dos seus alunos: Com a suposta legalização do uso de drogas, vocês acham que o consumo vai aumentar ou diminuir?"

Ouça as respostas e depois comente que, segundo aqueles que são favoráveis a legalização das drogas, a tendência é a diminuição do consumo (e do tráfico) com a regulamentação do consumo. 

Mas, como todos sabemos, essa é uma mentira. Com a legalização, a tendência óbvia é que haja o incentivo ao consumo, inclusive, em canais abertos de mídia (TV, rádios, redes sociais). Consequentemente, o aumento do uso de drogas será inevitável.

Você gostaria de ver seus amigos e familiares sendo incentivados a destruírem as vidas deles e de todos que os cercam? Pense nas consequências: Famílias destruídas, pessoas sofrendo de diversos males, causados direta e indiretamente pelo consumo de drogas...

Consegue imaginar? E o pior de tudo, correndo seriamente o risco de perderem a vida sem conhecer a salvação!

Gl 5.21: "as invejas, as bebedices [...], que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus"

Tópico 4: Um projeto do inimigo

Jo 10.10: "O ladrão vem senão roubar, matar e destruir; Eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância."

O único objetivo do inimigo com a legalização das drogas é ter a oportunidade de destruir as famílias e causar o maior dano possível, incentivando as pessoas a pecarem contra o próprio corpo, Templo do Espírito Santo.

Temos que orar por aqueles que estão mais suscetíveis às investidas do nosso adversário e continuar fazendo a diferença. Como discípulos de Cristo, temos que continuar levando a palavra de Deus e mostrar que Jesus veio da vida e vida com abundância.

Conclusão

A legalização do uso das drogas é mais uma batalha que temos de enfrentar nesses últimos dias. Sabemos que vivemos tempos difíceis mas não podemos nos render, pois o que mais importa é obedecer a Deus e dizer não a tudo que seja contra os Seus mandamentos. 

Se o inimigo quer incentivar a destruição do nosso corpo através do uso das drogas, devamos erguer a nossa voz e levar a palavra de Deus com muito mais energia, trazendo a mensagem da vida para todas as pessoas

***

Espero que você tenha gostado desse artigo e espero que ele possa ajudar na preparação da sua aula. Caso tenha alguma opinião ou sugestão, não deixe de comentar, ok?

Eu fico por aqui, tenha uma ótima aula!

Até a próxima semana, 

A Paz do Senhor!!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus