[ALUNO 02] Lição 03 - O Crente e os Movimentos Sociais


[Aluno 02] Lição 03 - O Crente e os Movimentos Sociais

A Paz do Senhor! Tudo bem?

A lição dos juvenis da escola dominical dessa semana vai tratar de um assunto tão atual quanto polêmico: movimentos sociais. Exemplos não faltam atualmente de como aqueles que nos governam podem afetar as nossas vidas (positiva e negativamente). Nessa aula vamos aprender, de acordo com a bíblia, como nós cristãos devemos nos posicionar diante desse contexto, que é ao mesmo tempo muito complicado e muito complexo. 

Vamos lá? 

Tópico 1: Orando pelos Governantes

Vamos começar refletindo com base no versículo abaixo:

Pv 29.2: "Quando os honestos governam o povo se alegra; mas, quando os maus dominam, o povo reclama"

Questione os seus alunos: Como devemos viver sob um governo de cuja política discordamos profundamente? (subsídio 1)

Ouça os argumentos deles e compartilhe a seguinte situação: Todos nós como cidadãos possuímos direitos básicos que são garantidos pela constituição - educação, saúde, serviços públicos, trabalho com remuneração justa etc. Uma vez que somos nós quem votamos e elegemos as pessoas que vão nos governar, como é possível que exista um governo cujas práticas nós discordamos?

A primeira vista parece contraditório, mas não é. 

O líder político possui como objetivo principal administrar os recursos para atender as necessidades da população que o elegeu, para que a população cresça e se desenvolva. Porém, infelizmente, vivemos tempos difíceis.Os escândalos de corrupção, a cobiça e a impunidade em muitos casos têm feito com que nós deixássemos a desacreditar de todos aqueles que se intitulam "políticos".

Então, como nós devemos agir nessa situação? 

Pergunte à turma: o que deve ser feito numa situação como essa? Devemos nos rebelar contra aqueles que nos governam? O que a bíblia nos orienta a fazer?

Medite com os alunos sobre os versículos abaixo:

Rm 13.1: "Toda alma esteja sujeita às autoridades superiores, porque não há autoridade que não venha de Deus; e as autoridades que há foram ordenadas por Deus."

O versículo acima nos ensina que não devemos nos rebelar ou até mesmo anarquizar, devemos nos submeter às autoridades, mesmo que a autoridade em questão não seja do nosso agrado. 

1 Tm 1.1,2: "Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam deprecações, orações, intercessões e ações de graças por todos os homens, pelos reis e por todos que estão em eminência, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, toda piedade e honestidade."

Devemos sempre orar e interceder por aqueles que estão nos governando, independente de partidos políticos.

Você deve estar imaginando: Espera....então quer dizer que, mesmo que aqueles que governam sejam opressores, devemos orar por eles?!?! A resposta da bíblia é clara: Sim!

Detalhe: tão importante quanto orar, é necessário pesquisar muito bem e nos informar sobre aqueles que são candidatos a algum cargo público. Devemos exercer nosso direito ao voto com sabedoria, buscando informações sobre os candidatos e, principalmente, pedir ao Senhor que dê a sua sabedoria a quem for eleito.

Antes de finalizar esse tópico, proponha um desafio aos seus alunos: Peça aos seus alunos que deem exemplos (dentro da bíblia) de bons governantes. 
(quer alguns exemplos? José, Moisés, Josué, Davi...apenas para começar rs) 

Tópico 2: Movimentos Sociais?

Faça a seguinte pergunta e ouça os pontos de vista dos seus alunos: É pecado um crente protestar em prol dos seus direitos?
Você concorda com o argumento desse garotinho? 

Todo cidadão deseja uma sociedade melhor e nós crentes não somos diferentes.
Desejamos um país mais justo, com mais educação, saúde, saneamento, qualidade de vida e oportunidades para todos. Porém, nada justifica o uso de violência na hora de se protestar.


Após os alunos opinarem, leia com eles as referências abaixo:

Fp 3.20: "Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o salvador, o Senhor Jesus Cristo"

Jo 14.3: "E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também"

Mesmo tendo a promessa de irmos morar com o Senhor, nada nos impede de solicitar melhorias para a nossa sociedade.

A questão fundamental é forma e o objetivo do protesto.

Muitas pessoas apoiam causas que vão totalmente contra os princípios bíblicos (casamento homo afetivo, aborto, legalização das drogas), principalmente por falta de conhecimento e interferências externas (amigos, vizinhos, grupos de redes sociais, etc). Quando isso acontece, acabam seguindo a influência do grupo sem uma direção definida e sem saber os reais motivos daquele comportamento coletivo. A isso damos o nome de "comportamento de manada" ou "efeito manada"

Existem ainda alguns que, mesmo sabendo teor violento do protesto, mas, temendo algum tipo de retaliação por parte dos "amigos" (por causa dos valores cristãos) são induzidos a participar dessas manifestações. Devemos rejeitar a toda e qualquer forma de influência. Não podemos nos submeter às pressões externas e, principalmente, não devemos nos envergonhar do evangelho de Cristo (Rm 1.16).

Tópico 3: Um Deus que ama a justiça

Leia com os alunos o versículo abaixo, e depois peça para que eles meditem: De que forma devemos agir para mudar o mundo em que vivemos?

Dt 10.18: "Que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e veste"

Muitos podem pensar: "Já que muitos agem com violência para nos oprimir, devemos usar igualmente de violência: pagar o mal com a mesma moeda: olho por olho, dente por dente".

Porém, esse é um pensamento totalmente equivocado.

Uma vez que Deus é justiça e que ama a justiça, a melhor forma de nos manifestar e fazer valer a nossa voz como cristãos nesse mundo é seguir o exemplo de Jesus. Ele viveu em uma época em que os judeus viviam sob o domínio do império Romano e onde os líderes da época aguardavam por um messias que os libertassem politicamente da opressão romana.

Mas, para a surpresa de todos, Jesus usou toda a sua energia para transmitir a sua mensagem de Salvação. Ao contrário do que pensavam os homens de sua época, em vez de violência, Ele transformou a realidade a sua volta pregando o amor, a fé, a justiça e a paz em um período em que a violência era predominante. 


Esse é o melhor exemplo a se seguir nos dias de hoje. Trabalhar com sabedoria e muita vontade através de atos de justiça, amor e fé para influenciar positivamente aqueles que estão ao nosso redor,  fazendo a diferença nesse mundo que jaz no maligno. Afinal, somo o sal da terra e a luz do mundo, não é mesmo? ;-)

Conclusão

Ao contrário do sendo comum, de diz que devemos maldizer os nossos governantes, a bíblia nos ensina a orar e interceder pelos nossos governantes, pedindo que Deus lhes dê sabedoria para conduzir o povo.
Embora não seja pecado protestar pelos nossos direitos, temos que ser sábios para não cairmos no "efeito manada" e sermos usados como massa de manobra de pessoas mal intencionadas.
Para finalizar, Devemos seguir o melhor exemplo de Cristo: mesmo vivendo em um período politicamente complicado, levou a salvação a toda humanidade através da sua palavra de amor e fé. 


***

Estou orando para que a sua aula seja incrível! Espero que esse artigo possa contribuir para que a sua aula seja mais rica e atraente para os seus alunos. Você tem alguma dúvida ou sugestão? Não deixe de comentar, ok? 

Te vejo na próxima semana.

A paz do Senhor!


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus