[ALUNO 03] Lição 02 - Consequências da Queda


[ALUNO 03] Lição 02 - Consequências da Queda


A Paz do Senhor! Tudo bem com você?

A lição dessa Semana vai tratar das consequências da ação de Adão e Eva, que foi tema da aula da semana passada. 

(Você perdeu a aula passada? Sem problemas, leia aqui).

Toda ação gera uma consequência, boa ou ruim. Se tomarmos boas ações, as consequências serão positivas. Caso contrário... bom, você consegue imaginar.

Isso é o que chamamos de Lei da semeadura. 

No caso de Adão e Eva, a ação deles trouxe consequências em várias esferas da vida deles e de todos os seus descendentes. Vamos ver quais são? 

Tópico 1: Consequências espirituais (em relação a Deus)

Sentimento de culpa

Todos nós já passamos por essa sensação. Quer um exemplo?

Você está brincando com a bola dentro de casa, quando de repente ouve a sua mãe dizer: 

"Vai brincar com essa bola lá no quintal, você pode quebrar alguma coisa!!"

E então você pensa: "Eu sou prudente e cuidadoso, não vou quebrar nada".

Cinco minutos depois, a bola quebra aquele vaso caríssimo da sua mãe.

Nesse momento, numa fração de segundo, a sua vida passa diante dos seus olhos..."Meeeu Deus, o que foi que eu fiz!!!"

E aí bate a culpa.

Folha de figueira (fonte: Wikipedia)
No caso de Adão e Eva aconteceu algo parecido. Assim que perceberam o que haviam feito (desobedecido a Deus, comendo o fruto proibido), foram tomados pela culpa e procuraram se cobrir com folhas de figueira, pois perceberam que estavam nus.

Gn 3.7: "Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais."

Como se tudo isso fosse aplacar o sentimento de culpa que estavam sentindo. 

Sem contar na tristeza em saber que haviam sido advertidos, mas, mesmo assim, pecaram contra Deus.

Porém, agora não havia mais o que fazer, aquela ação traria para eles consequências sem volta.

Coração endurecido

Voltemos ao exemplo da bola. 

Você quebrou o vaso caríssimo da sua mãe (que a propósito, foi dado a ela pela sua avó).

A reação natural seria você pensar: "OK, vou chegar nela e assumir o meu erro. Com certeza ela me perdoar"

Mas, você sabe que não vai ser tão fácil assim. Então, outro pensamento passa pela sua mente, muito parecido com a visão de João em Apocalipse: Sua mãe se aproximando, os olhos dela como "chamas de fogo", e da boca dela uma "espada afiada" dizendo "EU-NÃO-TE-DISSE-PRA-BRINCAR-LÁ-FORA-???".

(E, de repente....puf! você foi arrebatado. kkkk)

Logo, ao contrário da reação natural (ir até a sua mãe e assumir o erro), você prefere endurecer o coração, se esconder e não contar a ela sobre o que fez (até ela descobrir, é claro).

Com Adão e Eva aconteceu algo similar: Assim que ouviram a voz de Deus, não foram ao encontro de Dele, pois sabiam o que haviam feito.

Gn 3.8: "E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e esconderam-se Adão e sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim."

O pecado tirou a alegria de Adão e Eva de estarem próximos de Deus. No seu lugar, surgiu o medo das consequências daquilo que fizeram (e sabiam que fizeram). 

Sentimento de medo

Gn 3.9,10: "E chamou o Senhor Deus a Adão, e disse-lhe: Onde estás? E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me."

Pergunte aos alunos sobre a seguinte questão: "Foi razoável o medo de Deus sentido por eles?"

Sabendo que haviam errado, Adão e Eva se esconderam de Deus. O que não adiantou. 

Provavelmente, eles temiam que Deus exterminasse a vida deles. Porém, Deus não pensa dessa forma embora não permitisse que o pecado deles saísse impune.

1 Jo 4.18: "No amor não há temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor."

Eles temeram a presença de Deus pois sabiam que não estavam perfeitos em amor, afinal, haviam pecado. 

Tópico 2: Consequências sociais (em relação à vida)

Sentimento de vergonha

Além da vergonha de terem desobedecido a Deus, eles sentiram vergonha ao olharem um para o outro e perceberem aquilo que tinha feito.

É como se a ficha tivesse caído. "O que nós fizemos!?!?"

E então tentaram se esconder. Por mais vergonha que tivessem de se apresentarem a Deus naquelas condições, a vergonha de verem um ao outro naquela situação causada pelo pecado era insuportável.

Sentimento de egoísmo/indiferença

Sempre que cometemos algum erro, temos a tendência de colocar a culpa em outra pessoa, sempre que possível. E com Adão não foi diferente.

Gn 3.11,12: "E Deus disse: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste tu da árvore de que te ordenei que não comesses? Então disse Adão: A mulher que me deste por companheira, ela me deu da árvore, e comi. E disse o Senhor Deus à mulher: Por que fizeste isto? E disse a mulher: A serpente me enganou, e eu comi."

Ao ser questionado por Deus, Adão colocou a culpa do seu erro em Eva. 

Eva, por sua vez, colocou a culpa na serpente. 

A pergunta a se fazer é: "Adão agiu de forma correta ao colocar em Eva a culpa do próprio pecado?"

Tenho certeza que você chegará a mesma conclusão que eu: Cada pessoa é responsável pelos seus próprios atos.

Sentimento de desigualdade entre os gêneros (dentro do casamento)

Gn 3.16: "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor, e a tua conceição; com dor darás à luz filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará. E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher, e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida."

A partir do pecado, Deus deu punições específicas para Adão e Eva. Agora, sofreriam todas as consequências de escolherem não obedecer a Deus e isso se refletiu em todas as gerações seguintes.

Cada um passaria a ter um fardo específico. O que antes era uma vida plena e próxima a Deus, se transformou em uma vida de dor, sofrimento e, por causa do pecado, a morte.

Tópico 3: Consequências sociais (em relação à vida)

Gn 3.23,24: "O Senhor Deus, pois, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra de que fora tomado. E havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden, e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida."

Uma vez que pecaram, o primeiro casal perdeu o direito ao jardim do Éden. Mais do que acesso ao local, que era perfeito, perderam o contato direto com Deus que possuíam. Agora, teriam que trabalhar duro para que pudessem se alimentar enquanto vivessem, isso porque, a partir do pecado, eles perderam a vida eterna a morte passou a fazer parte da história do homem.


Conclusão

O pecado traz diversas consequências. Na vida de Adão e Eva, o pecado não apenas trouxe o conhecimento do bem e do mal, como também fez com que eles perdessem a vida eterna. Consequentemente, afastou o homem de Deus e permitiu com que o pecado entrasse no mundo.

***

Espero que você tenha gostado deste artigo e que ele possa ajudá-lo na preparação da sua aula. Se você conhece alguém que possa ser ajudado por ele, não deixe de compartilhar!

Eu fico por aqui.

Até a próxima semana, ok?

A Paz do Senhor!!! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[EBD Jovens 4° Trim. 2024 – Lição 1: Leitura Semanal] Andando no caminho dos justos