[ALUNO 03] Lição 05 - A Justiça de Deus


[ALUNO 03] Lição 05 - A Justiça de Deus


A Paz do Senhor! Tudo bem?

A lição dessa semana da classe juvenis da escola dominical vai falar sobre a justiça de Deus.

Você sabe qual a definição de justiça? 

Quais são as diferenças entre a justiça do homem e a justiça de Deus?

Vamos descobrir? Boa leitura!


Tópico 1: Justiça (O que é isso?)

Certamente você já deve ter ouvido muita gente usar a expressão Justiça. Por exemplo:

"Mas que injustiça! Eu estava correto, você não pode fazer isso comigo!"

"Eu tenho os meus direitos! Caso você não considere a situação, eu vou levar este caso à justiça!"

"Ela é uma pessoa de quem eu não tenho nenhuma crítica, pois sempre age com justiça para com todos a sua volta."

Então, qual é a definição de Justiça?

Na verdade, existem várias definições para essa palavra, dependendo do contexto em que a utilizamos. Abaixo, temos uma lista de definições baseadas no Dicionário Priberam:
  • Prática e exercício do que é de direito.
  • Conformidade com o direito.
  • Direito.
  • Retidão.
  • Magistrados e outros indivíduos do foro.
  • Poder judiciário.
  • Lei penal.
  • Punição jurídica.
  • Uma das quatro virtudes cardeais (as outras três são a fortaleza, a prudência e a temperança).
Logo, dependendo da situação a qual estamos lidando, o termo justiça pode ter uma interpretação totalmente diferente.


Tópico 2: A Justiça de Deus

Até agora falamos dos atributos teóricos da justiça. Mas, e quanto a Justiça de Deus?

Quais seriam as características da Justiça de Deus?


A Justiça de Deus é Perfeita

Sl 19.7: "A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; o testemunho do Senhor é fiel, e dá sabedoria aos símplices."

Jó 37.23: "Ao Todo-Poderoso não podemos alcançar; grande é em poder; porém a ninguém oprime em juízo e grandeza de justiça."

As leis de Deus não servem para nos aprisionar. Pelo contrário, são elas que nos acalmam e nos fornecem luz nos momentos mais difíceis. 

Ao contrário da justiça dos homens, que é falha e muitas vezes erra, A justiça de Deus é perfeita.

A Justiça de Deus tem sua fonte no céu

Sl 119.89: "Para sempre, ó Senhor, a tua palavra permanece no céu."

Enquanto a justiça dos homens têm a sua fonte na terra (nos próprios homens, que são corruptíveis), a justiça de Deus tem a sua fonte no céu, pois a sua origem é o próprio Deus.

A Justiça de Deus perdoa e salva o pecador da perdição

Rm 2.7,10: "A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção; [...] Glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego"

Aqueles que andarem em retidão e perseverarem fielmente fazendo a vontade de Deus receberão os bons frutos da justiça de Deus. Mesmo sendo falhos, Deus está disposto a nos perdoar, se nos mantivermos focados em cumprir a sua justiça. De forma contrária, a justiça dos homens busca apenas punir aqueles que não cumprem a lei, não dando oportunidade de transformação.

A Justiça de Deus recompensa as boas ações

Rm 2.6: "O qual recompensará cada um segundo as suas obras"

Embora a salvação seja adquirida por meio da fé, e não das obras (Ef 2.8,9), Deus garante que todas as boas obras que fizermos aqui na terra serão recompensadas. Já a justiça dos homens não atribui nenhum tipo de recompensa, pois considera que as boas obras sejam uma premissa do ser humano.

A Justiça de Deus é eterna

Sl 119.142: "A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade."

Enquanto a justiça dos homens é transitória, podendo ser mudada dependendo da pessoa e da forma como ela é interpretada, a justiça de Deus é imutável e eterna. Ou seja, Deus sempre julgará usando o mesmo peso e medida, independentemente da situação.

A Justiça de Deus tem a sua aplicação no tempo de Deus

Rm 2.4: "Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento?"

Deus, na sua bondade e longanimidade, espera que as pessoas se arrependam dos seus pecados e, por isso, dá tempo a elas. Ao contrário da justiça dos homens, cuja aplicação é imediata, Deus aguarda pacientemente que nós façamos uma análise das nossas falhas e pecados, e com isso, venha o arrependimento.

Da Justiça de Deus não há escapatória 

Rm 2.3a: "E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus?"

Enquanto em alguns casos a justiça dos homens é extremamente dura, em outros casos existe a margem para interpretação. Em outras palavras, como diz o ditado, há "dois pesos e duas medidas". Quando se trata da justiça humana, é sempre possível que alguém consiga sair impune, dependendo da situação. Já com a justiça de Deus é diferente: é impossível escapar da justiça de Deus e todos serão julgados sob o mesmo "peso" e "medida".


Tópico 3: Outros "tipos" de Justiça

Justiça original

Antes da queda, o primeiro casal vivia o que se chama de justiça original. Uma vez que não haviam pecado, Adão e Eva viviam em um paraíso onde não havia morte nem enfermidade e, se o pecado não houvesse entrado na humanidade, todos os seus descendentes desfrutariam da plenitude da criação.

Porém, graças ao pecado, a humanidade deixou de ter livre acesso ao paraíso e sofreu duras consequências (que foram descritas na lição 2 - "Consequências da queda").

Você consegue imaginar como seria viver em um lugar em que você pudesse, diariamente, conversar face a face com o criador? Esse era a condição moral e espiritual da justiça original.

Justiça própria 

É a condição a qual o homem se coloca, levando em consideração as suas boas obras.

É bem provável que você conheça alguém assim. Alguém que, pelo fato de ser honesto, bondoso, caridoso, altruísta, e através das suas boas ações, se considere autossuficiente e justo perante a Deus.

Pense: É razoável ou até mesmo correto que alguém pense dessa forma?

A bíblia nos mostra claramente que não. Veja: 

Mc 10.18: "E Jesus lhe disse: Por que me chamas bom? Ninguém há bom senão um, que é Deus."

Is 64.6: "Todos nós nos tornamos impuros, todas as nossas boas ações são como trapos sujos. Somos como folhas secas; e os nossos pecados, como uma ventania, nos carregam para longe." (NTLH)

Rm 3.10: "Como está escrito:Não há um justo, nem um sequer."

A bíblia é clara: mesmo tendo todas as virtudes e realizando boas obras, nenhuma atitude própria pode fazer com que o homem seja considerado justo diante de Deus.


Tópico 4: O Deus da justiça

Sl 119.4: "Tu, ó Deus, nos deste as tuas leis e mandaste que as cumpríssemos fielmente."

Deus é justo. Sendo justo, Ele sempre age com justiça e espera que o ser humano também siga esse padrão. Logo, se nós continuamente buscarmos a santidade e a comunhão com Deus, receberemos de Deus uma recompensa justa, pois é da sua natureza agir assim.

Da mesma forma, se vivermos de forma irresponsável e sem buscar a Deus, Ele obviamente nos dará uma recompensa proporcional aos nossos atos.

Dt 30.19: "Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos." (NTLH)

Mas... como conseguiremos alcançar a plena justiça de Deus uma vez que "não há um justo, nem um sequer" ? (Rm 3.10)

Jesus, uma vez que se fez homem e cumpriu integralmente a lei e foi justo em tudo, nos deu a oportunidade de, através do seu sacrifício na cruz, nos apropriar, pela fé, da sua justiça.

Rm 1.17: "Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé."


Rm 3.22: "isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença."


Conclusão

Embora a justiça possua muitas definições, a justiça de Deus é fiel e muito melhor que a justiça humana. Deus, sendo justo, espera que nós busquemos uma vida de retidão e obediência aos seus princípios, sabendo que pela fé podemos nos apropriar da justiça de Cristo, uma vez que ele foi justo em todo tempo.

***

Espero que você tenha gostado deste artigo! Se você conhecer alguém que possa ser ajudado por este conteúdo, não deixe de compartilhar, ok?

Até a próxima semana.

A Paz do Senhor! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus