[ALUNO 03] Lição 03 - A Natureza e a Queda


[ALUNO 03] Lição 03 - A Natureza e a Queda


A Paz do Senhor! Tudo bem?

A lição dos juvenis da EBD dessa semana via falar sobre as consequências do pecado original sobre toda a natureza.

Quais alterações drásticas o pecado de Adão e Eva trouxe para a humanidade, para os animais e os vegetais?

Boa leitura! 

Tópico 1: A Natureza e a queda

O homem pecou. 

Como consequência do pecado cometido, houve separação entre Deus e o homem.

Porém, não foi apenas o homem que sofreu consequências diretas pelo seu pecado. A natureza sofreu pela transgressão cometida por Adão e Eva, como disse o apóstolo Paulo:

Rm 8.20: "Porque a criação ficou sujeita à vaidade, não por sua vontade, mas por causa do que a sujeitou"


Natureza: uma definição

Então, você pode imaginar e se perguntar: "Mas, qual é a definição de Natureza?" 

De acordo com Pr. Claudionor de Andrade, a natureza é definida como "conjunto de coisas criadas por Deus compreendidas na dimensão física do universo: flora, fauna, minerais, corpos celestes e o ser humano. Nesse contexto incluem-se os fenômenos da terra, dos céus e dos mares".

Outra definição é a de "conjunto das coisas criadas; conjunto das forças que obram o universo; os seres ao reino vegetal e animal". (Dicionário Priberam)

Com o distanciamento, por causa do pecado, do homem em relação a Deus, surgiram diversas heresias, entre elas o panteísmo.

Exagero ecológico - o perigo do panteísmo 

Do original grego pantheos (pan = "tudo" + theos = "Deus"), o panteísmo é uma crença onde tudo e todos são parte de Deus. Em outras palavras, como você já deve ter ouvido falar, os panteístas acreditam que "Deus é tudo, e tudo é Deus", sendo que "tudo" é uma referência à natureza. 

Um exemplo bem claro desse tipo de crença é exibido no filme de ficção Avatar, onde os personagens cultuam a Natureza, representada por uma arvore (chamada, no filme, de Árvore-Lar).

(Cena do filme avatar)
Concluímos que, após a queda, o homem não só passou a se distanciar de Deus, como também o seu referencial de "divino" foi distorcido. 

Muitos deixaram de crer em um Deus vivo e passaram a ver a natureza (que foi criada por Deus) como sendo Deus.

A natureza, assim como o homem, é uma obra de Deus e não o próprio Deus.


Tópico 2: Mudança Genética 

Rm 8.22: "Porque sabemos que toda a criação geme e está juntamente com dores de parto até agora".

Algumas das alterações que foram registradas em gênesis e que podemos observar atualmente são:

Na serpente

Gn 3.14: "Então, o Senhor disse à serpente: Porquanto fizeste isso, maldita serás mais do que toda besta e mais do que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás e pó comerás todos os dias da tua vida".


Uma vez que a serpente tenha sido amaldiçoada, ela passou a rastejar, fato que seria transmitida a toda espécie por herança genética. Porém, mais do que esta mudança, a maldição sobre a serpente foi uma maneira de expressar que elas, a partir de então, sempre seriam consideradas criatura desprezíveis e abomináveis pelo homem, graças ao episódio relatado em Gn 3.1-5. 


Na mulher

Gn 3.16: "E à mulher disse: Multiplicarei grandemente a tua dor e a tua conceição; com dor terás filhos; e o teu desejo será para o teu marido, e ele te dominará".

Quando Deus disse à mulher que ela teria dores na hora de ter filhos, é difícil estabelecer um "padrão de dor" (na verdade ela existe, mas não é reconhecida pela ciência), uma vez que cada indivíduo tem um organismo único e reage à dor de uma forma diferente dos outros.

Porém, estima-se que a dor de um parto normal equivale à dor de ter 20 ossos quebrados simultaneamente! 

Considerando que, dependendo do caso, um parto pode durar até 15 horas... dói só de imaginar.

Nos vegetais

Gn 3.18: "Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo".

botão de flor de cardo (Wikipedia)

Podemos entender o surgimento de espinhos e cardos como sendo um mecanismo de defesa da natureza em relação às outras espécies (homens e animais). 

O homem agora passou a depender do próprio esforço para sobreviver. Não apenas sobreviver, mas sobreviver a um ambiente agora, sob muitos aspectos, hostil ao homem, uma vez que nem todo vegetal ou fruto era proveitoso para se alimentar.  



Tópico 3: O cativeiro da natureza

Natureza em escravidão

Rm 8.21:"Um dia o próprio Universo ficará livre do poder destruidor que o mantém escravo e tomará parte na gloriosa liberdade dos filhos de Deus." (NTLH)

Após a queda, a natureza perdera o estado de perfeição que possuía no jardim do Éden. Através de Adão e Eva, a natureza se tornou decadente devido ao "poder destruidor" causado pelo pecado. 

Porém, esse estado decadente tem os seus dias contados. 


A criação de Deus que, antes, aplaudiu o nascimento de Cristo e se desesperou com a sua morte (Mt 27.45-53), renascerá mais uma vez perfeita, quando Deus eliminar de uma vez por todas o pecado do mundo, assim como era no jardim do Éden.

Conclusão

O pecado original trouxe uma degradação profunda a todos os seres viventes. Porém, essa situação mudará completamente quando o pecado deixar de governar esse mundo tudo que existe for mais uma vez repleto da glória de Deus.

***

Espero que você tenha gostado do artigo dessa semana. Se conhecer alguém que possa ser ajudado com ele, não deixe de compartilhar.

Até a próxima semana.


A Paz do Senhor!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus