Postagens

Mostrando postagens de setembro, 2018

[ALUNO 03] Lição 14 - Desenvolvendo a sua salvação

Imagem
[ALUNO 03] Lição 14 - Desenvolvendo a sua salvação A Paz do Senhor! Tudo bem? Para que possamos desenvolver a nossa salvação, por que temos que seguir o conselho que Jesus deu a Nicodemos? ´ É possível alcançarmos a salvação sem arrependimento? Quais são os reflexos do desenvolvimento da salvação na nossa vida, segundo o que está escrito em Gálatas? Vamos aprender? Boa leitura!!! Tópico 1: Queda e Redenção Rm 3.23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Assim como aconteceu com Adão e Eva, lá na lição 01 , nós também pecamos .  Se pararmos para pensar, assim como o primeiro casal usou o livre arbítrio e escolheu fazer o que era mau aos olhos de Deus, nós também o fazemos todos os dias . Deus  gostaria que nós, voluntariamente, mantivéssemos uma vida de comunhão e intimidade com Ele.  Para isso, é necessário algo a mais: arrependimento e, consequentemente, salvação. A salvação é, e sempre será, uma questão de escolha.  J

[ALUNO 03] Lição 13 - Justificação

Imagem
[ALUNO 03] Lição 13 - Justificação A Paz do Senhor! Tudo bem? Você sabia que a doutrina da justificação foi a base para um importante episódio da história cristã?  Quais as diferenças entre a redenção, a regeneração, a santificação e a justificação? Quais as principais consequências da justificação pela fé em nossas vidas? Vamos aprender? Boa leitura! Tópico 1: Um pouco de história Imagine viver num ambiente e numa época onde o acesso a informação e ao conhecimento fosse muito difícil . Assim era a vida de quem viveu na idade média (séculos V ao XV). Entre tantos outros tipos de dificuldades estava o acesso a leitura da bíblia.  Antigamente, as bíblias era copiadas de forma manuscrita. Logo, a quantidade de bíblias disponíveis para consulta era muito limitada . Porém, com a invenção da máquina tipográfica por Johannes Gutenberg , o acesso a Palavra de Deus começou a se expandir. Nessa época, a Igreja Católica fazia a chamada venda de indulgências , ou seja

[ALUNO 03] Lição 12 - Regeneração

Imagem
[ALUNO 03] Lição 12 - Regeneração A Paz do Senhor! Tudo bem? Por que é necessário passarmos por uma regeneração espiritual assim como aconteceu com Lazaro em relação a sua vida física?  Quais são os principais fatores para que a nossa vida seja regenerada por completo? E qual a função do Espírito Santo na nossa regeneração espiritual?  Vamos descobrir? Boa leitura! Tópico 1: Regeneração, um vislumbre Jo 11.39,43,44: "Disse Jesus: Tirai a pedra. Marta, irmã do defunto, disse-lhe: Senhor, já cheira mal, porque é já de quatro dias. E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir." O  exemplo de Lázaro nos dá uma excelente analogia do que é a regeneração na vida de uma pessoa. Aos olhos humanos, o caso de Lázaro não havia mais solução: após quatro dias da sua morte, seu corpo já estava em proce

[ALUNO 03] Lição 11 - Redenção

Imagem
[ALUNO 03] Lição 11 - Redenção A Paz do Senhor! Tudo bem? Você sabe o que significa o termo redenção? Pois é...se não fosse por ela, estaríamos perdidos. Quais são os benefícios a nossa redenção nos traz e qual foi o preço pago por ela?  É isso o que vamos aprender na lição dessa semana. Boa leitura! Tópico 1: Redenção Em um outro artigo que eu escrevi aqui algum tempo atrás ( leia aqui ), usei uma analogia que retrata perfeitamente a ideia da redenção: uma pessoa que está presa e condenada e que, de repente, recebe a sua liberdade porque alguém pagou pela sua liberdade . Esse seria um ótimo roteiro para um livro de ficção. Mas, contrariando todas as possibilidades , foi exatamente isso que aconteceu. Deus, vendo a humanidade sendo aprisionada pelo pecado, em vez de usar a sua justiça e nos condenar, escolheu usar da sua infinita graça e misericórdia  enviando seu único Filho, Jesus Cristo, para morrer e, assim, pagar pelos nossos pecados. Pelo dicionário