Postagens

Mostrando postagens de 2018

[ALUNO 04] Lição 05 - Não se deixe seduzir

Imagem
[ALUNO 04] Lição 05 - Não se deixe seduzir A Paz do Senhor! Tudo bem? O que a história do capítulo sete de provérbios pode nos ensinar?  Vamos descobrir? Boa leitura!  Tópico 1: Entendendo o capítulo sete de provérbios Pv 7.6,7: "Porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu, vi entre os simples, descobri entre os jovens, um jovem falto de juízo..." No capítulo sete do livro de provérbios, o escritor nos ensina uma grande lição através de uma história simples, mas muito pertinente. Nela, temos três personagens, dos quais podemos retirar algumas características muito importantes. O sábio Pv 7.6,7: "Porque da janela da minha casa, por minhas grades olhando eu..." Podemos ver o personagem do sábio como uma pessoa que já viveu muitas coisas e possui muita experiência da vida, a ponto de reconhecer de longe uma situação perigosa. Tanto isso é verdade que o escritor descreve o sábio observando a cena do capítulo se

[ALUNO 04] Lição 04 - Não caia na preguiça e na maldade

Imagem
[ALUNO 04] Lição 04 - Não caia na preguiça e na maldade A Paz do Senhor! Tudo bem? Sabia que, provavelmente, o maior obstáculo que te impede de alcançar aquele seu objetivo está dentro de você?  E quando o problema é consequência da falta de amor ao próximo?  Então... o que fazer?  Vamos descobrir?  Boa leitura! Tópico 1: A preguiça impede você de ser bem-sucedido Pergunta: Você gostaria de ser bem-sucedido? Quer seja na vida pessoal, espiritual, financeira ou profissional, tenho certeza que todos querem obter sucesso naquilo que sonham.  (comigo não é diferente, e provavelmente com você também não é) Mas... o que é ser "bem-sucedido" (ou obter sucesso)? E o mais importante, o que é preciso para consegui-lo? Pelo dicionário, podemos entender sucesso  como sendo o "resultado de ação ou empreendimento" ou "bom resultado/êxito" . Logo, quando desejamos realizar alguma conquista, alcançar algum resultado ou atingir deter

[ALUNO 04] Lição 03 - O Chamado da Sabedoria

Imagem
[ALUNO 04] Lição 03 - O Chamado da Sabedoria E se a sabedoria fosse uma daquelas pessoas que, de posse de um microfone e uma pequena caixa de som, pregasse em uma grande e movimentada praça.  Você pararia e daria ouvidos ou apenas ignoraria, sabendo que as consequências podem ser devastadoras?  Qual a diferença entre dar ouvidos à sabedoria de Deus ou ignorá-la? Vamos descobrir? Boa leitura!  Tópico 1: O clamor da sabedoria Pv 1.20,21: " A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz. Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras" Acredito que você já tenha presenciado alguém com um microfone e uma pequena caixa de som em uma grande praça anunciando a palavra de Deus.  Algumas pessoas decidem parar por alguns instantes e ouvem as palavras anunciadas, porém, seguem o seu caminho e simplesmente ignoram o pregador . Outras, um pouco mais apressadas e menos atentas, mal percebem a presenç

[ALUNO 03] Lição 14 - Desenvolvendo a sua salvação

Imagem
[ALUNO 03] Lição 14 - Desenvolvendo a sua salvação A Paz do Senhor! Tudo bem? Para que possamos desenvolver a nossa salvação, por que temos que seguir o conselho que Jesus deu a Nicodemos? ´ É possível alcançarmos a salvação sem arrependimento? Quais são os reflexos do desenvolvimento da salvação na nossa vida, segundo o que está escrito em Gálatas? Vamos aprender? Boa leitura!!! Tópico 1: Queda e Redenção Rm 3.23: "Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus" Assim como aconteceu com Adão e Eva, lá na lição 01 , nós também pecamos .  Se pararmos para pensar, assim como o primeiro casal usou o livre arbítrio e escolheu fazer o que era mau aos olhos de Deus, nós também o fazemos todos os dias . Deus  gostaria que nós, voluntariamente, mantivéssemos uma vida de comunhão e intimidade com Ele.  Para isso, é necessário algo a mais: arrependimento e, consequentemente, salvação. A salvação é, e sempre será, uma questão de escolha.  J

[ALUNO 03] Lição 13 - Justificação

Imagem
[ALUNO 03] Lição 13 - Justificação A Paz do Senhor! Tudo bem? Você sabia que a doutrina da justificação foi a base para um importante episódio da história cristã?  Quais as diferenças entre a redenção, a regeneração, a santificação e a justificação? Quais as principais consequências da justificação pela fé em nossas vidas? Vamos aprender? Boa leitura! Tópico 1: Um pouco de história Imagine viver num ambiente e numa época onde o acesso a informação e ao conhecimento fosse muito difícil . Assim era a vida de quem viveu na idade média (séculos V ao XV). Entre tantos outros tipos de dificuldades estava o acesso a leitura da bíblia.  Antigamente, as bíblias era copiadas de forma manuscrita. Logo, a quantidade de bíblias disponíveis para consulta era muito limitada . Porém, com a invenção da máquina tipográfica por Johannes Gutenberg , o acesso a Palavra de Deus começou a se expandir. Nessa época, a Igreja Católica fazia a chamada venda de indulgências , ou seja