[ALUNO 04] Lição 03 - O Chamado da Sabedoria



[ALUNO 04] Lição 03 - O Chamado da Sabedoria


E se a sabedoria fosse uma daquelas pessoas que, de posse de um microfone e uma pequena caixa de som, pregasse em uma grande e movimentada praça. 

Você pararia e daria ouvidos ou apenas ignoraria, sabendo que as consequências podem ser devastadoras? 

Qual a diferença entre dar ouvidos à sabedoria de Deus ou ignorá-la?

Vamos descobrir? Boa leitura! 

Tópico 1: O clamor da sabedoria

Pv 1.20,21: "A sabedoria clama lá fora; pelas ruas levanta a sua voz.
Nas esquinas movimentadas ela brada; nas entradas das portas e nas cidades profere as suas palavras"

Acredito que você já tenha presenciado alguém com um microfone e uma pequena caixa de som em uma grande praça anunciando a palavra de Deus. 

Algumas pessoas decidem parar por alguns instantes e ouvem as palavras anunciadas, porém, seguem o seu caminho e simplesmente ignoram o pregador. Outras, um pouco mais apressadas e menos atentas, mal percebem a presença do homem e passam sem sequer saber do que se trata.

Assim o livro de provérbios exemplifica a sabedoria: Como alguém que clama em alta voz em meio as multidões com a esperança de que seja ouvida e que está disposta em orientar aqueles que a ouvem em direção ao seu maravilhoso caminho.

Então você deve estar se perguntando: E o que seria esse tal caminho da sabedoria?

Metaforicamente falando, é a revelação divina para o homem, concernente ao que é agradável e correto aos olhos de Deus.

A ilustração descrita nos versículos acima nos mostra uma triste realidade: Embora vivamos em um país livre para anunciar e aprender a sabedoria de Deus, são muito poucos os que desejam parar, ouvir e aprender o caminho da sabedoria. Pelo contrário, preferem ignorar o conhecimento e escarnecer daqueles que são sensíveis ao chamado da sabedoria.

Pv 1.22,23: "Até quando, ó simples, amareis a simplicidade? E vós escarnecedores, desejareis o escárnio? E vós insensatos, odiareis o conhecimento?
Atentai para a minha repreensão; pois eis que vos derramarei abundantemente do meu espírito e vos farei saber as minhas palavras."

Infelizmente, o número de pessoas que decidem por ignorar o conhecimento e aceitar o caminho "largo" e tortuoso cresce a cada dia. O fim de tais pessoas será terrível. Mas aqueles que de bom grado aceitar as palavras e voluntariamente seguir o caminho da sabedoria estarão bem amparados:

Pv 1.33: "Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal."

Tudo o que fazemos gera consequências. Portanto, façamos o bem e busquemos os bons valores enquanto ainda é tempo. Porque, quando menos esperarmos, será tarde demais.

Tópico 2: A conversão e a promessa de fazer-nos sábios

Is 55.6: "Buscai ao Senhor enquanto se pode achar, invocai-o enquanto está perto."

O que isso quer dizer? 

Na prática, que precisamos nos converter, ou "mudar de direção". Em outras palavras: Precisamos dar ouvidos à  voz de Deus e nos arrependermos nos nossos caminhos, de forma a mudarmos de direção a fim de que, pelo arrependimento, possamos ser revestidos do Espírito Santo e nos tornarmos sábios.

Mas não se engane: nem sempre as pessoas estão dispostas a mudar de direção. Seja pelo simples fato de querer seguir aquilo que é mais fácil ou por temer a dura repreensão da parte de Deus, muitos ainda escolhem ignorar os apelos e viver distantes de Deus.

Precisamos entender que quando Deus nos repreende é porque nos ama. Assim como os pais repreendem os filhos pois querem o melhor para eles, assim Deus age conosco: vendo que as nossas ações não são boas, Ele nos aconselha, através da ação do Espírito Santo, e nos convence "do pecado, da justiça e do juízo" (Jo 16.8).

Se dermos ouvidos e aceitarmos a repreensão dada pela sabedoria de Deus (Pv 1.23), Ele 

derramará sobre nós o Seu Espírito e nos fará sábios.

Tópico 3: As consequências da rejeição à sabedoria

Gl 6.7: "Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará."

Pv 1.24-26: "Entretanto, porque eu clamei e recusastes; e estendi a minha mão e não houve quem desse atenção,
Antes rejeitastes todo o meu conselho, e não quisestes a minha repreensão,

Também de minha parte eu me rirei na vossa perdição e zombarei, em vindo o vosso temor."

Eu acredito que em algum momento da vida você já tenha ouvido algo do tipo "cuidado, não faça isso... se continuar dessa forma você vai acabar se dando mal".

(No meu caso, era a minha mãe. Sempre que ela me dava esse tipo de 'alerta', era tiro e queda: eu sempre me dava mal - as mães tem esse tipo de poder kkkk)

De forma similar, existem aqueles que decididamente vivem de acordo com as suas próprias vontades, ignorando o apelo de Deus.

Mas em algum momento da vida (geralmente quando menos se espera) a situação muda completamente. O que antes era alegria e deleite, agora se torna aflição e sofrimento. Nesse momento, aqueles que rejeitaram a sabedoria de Deus pagarão caro e não terão a quem recorrer.

Pv 1.27-31: "Vindo o vosso temor como a assolação, e vindo a vossa perdição como uma tormenta, sobrevirá a vós aperto e angústia.
Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
Porquanto odiaram o conhecimento; e não preferiram o temor do Senhor:
Não aceitaram o meu conselho, e desprezaram toda a minha repreensão.
Portanto comerão do fruto do seu caminho, e fartar-se-ão dos seus próprios conselhos."

Tópico 4: Para o que ouve a sabedoria, há segurança e descanso

Pv 1.33: "Mas o que me der ouvidos habitará em segurança, e estará livre do temor do mal."

Ao contrário do que foi comentado no tópico anterior, aqueles que ouvirem o clamor da sabedoria de Deus e voluntariamente decidirem agir de acordo com a sua palavra, estarão em segurança

Aqui vale uma ressalva: estar em segurança não significa, necessariamente, que não passaremos por situações complicadas. Mas quando isso acontecer haverá alguém pronto para nos socorrer e garantir a nossa vitória.

Deus está de braços abertos esperando que nós façamos o mesmo em relação a Ele. Ele quer que o busquemos e quer nos ensinar a sua sabedoria para que possamos tomar as melhores decisões em todos os aspectos da nossa vida.

Tendo o livre arbítrio, cabe a nós decidirmos: aceitaremos ou rejeitaremos o clamor da sabedoria?

Conclusão

Deus quer nos mostrar a sua sabedoria e nos ensinar o caminho em direção ao que é bom e agradável. Existem aqueles que preferem ignorá-lo, mesmo sabendo que as consequências serão terríveis, enquanto outros aceitam voluntariamente os seus conselhos. Em todo caso, a escolha está em nossas mãos.


***


Espero que você tenha gostado desse artigo e que ele possa inspirá-lo na ministração da sua aula. 

Desejo a você uma aula abençoada. Até a próxima semana!

A Paz do Senhor!!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

[ALUNO 02] Lição 01 - Relativismo Moral

[Para Meditar] Orando Sempre

[Para Meditar] A Essência da Lei de Deus